Notícias FEMA

Professor realiza procedimento inédito

O Implante Valvar Aórtico Transcateter Percutâneo substitui a cirurgia convencional, que requer um corte no peito e promove um prolongamento na melhora da qualidade de vida dos pacientes

Na última semana de abril de 2022 o professor do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e coordenador do serviço de cardiologia intervencionista da Santa Casa de Assis, Freddy Antonio Brito Moscoso, realizou um procedimento cardiovascular inédito no Hospital Central de Assis.

O Implante Valvar Aórtico Transcateter Percutâneo (TAVI), substitui a cirurgia convencional, que requer um corte no peito. A válvula cardíaca é colocada através de um cateter que vai até o coração através da artéria femoral.

Inicialmente, o TAVI era reservado exclusivamente para os pacientes de alto risco que não podiam passar pela cirurgia cardíaca, especialmente aqueles com idade avançada e com outras comorbidades associadas. No entanto, os bons resultados fizeram com que a técnica fosse expandida para pacientes com risco intermediário.

O procedimento de TAVI, realizado na Santa Casa de Assis, utilizou-se da técnica mais avançada em termos de Cardiologia Estrutural, contando com equipamentos modernos e uma equipe altamente qualificada. Este procedimento consolida a Cardiologia Intervencionista da Santa Casa de Assis, como um serviço de excelência e qualidade na região.

Segundo o coordenador do curso de Medicina, Dr. Jairo César dos Reis, “o professor Freddy é um médico e um docente admirável, pelo professor que ele é e pelo respeito que ele tem com os alunos. Ele é um professor que temos como espelho, e uma realização dessa me deixa extremamente feliz por ele, porque é um avanço para a cidade e para a cardiologia da Santa Casa”, explica o médico.

De acordo com o professor de Medicina da FEMA e responsável pelo procedimento, até o momento, o TAVI era realizado apenas em grandes cidades e salienta que “poder fazer este tipo de procedimento na hemodinâmica da Santa Casa de Assis significa muito para nós profissionais, para os pacientes e também para toda a comunidade; pois é uma forma de implante minimamente invasiva, que promove um prolongamento e melhora da qualidade de vida dos pacientes”, comenta Freddy.

Fizeram parte da equipe médica, para realização do procedimento, o cardiologista intervencionista na cidade de São Paulo, Dr. Leonardo Guimarães; a cardiologista e ecocardiografista, Dra. Midiã Martins Costa; o médico-cirurgião cardíaco, Dr. Ricardo Gonzalez, e o Dr. Paulo Mendonça Anestesista, ambos do corpo clínico da Santa Casa de Assis.

FEMA divulga prazo para pagamento antecipado da semestralidade com desconto

A direção executiva da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) publicou, por meio da ...

Leia mais

Alunos de Medicina visitam centro de estudos em animais peçonhentos da Unesp

Um grupo de estudantes do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos