Notícias FEMA

Professor e aluna da FEMA publicam livro

O professor pós-doutor Jesualdo de Almeida Junior, em parceria com Cintia Alves Rodrigues, aluna do último ano de Direito da FEMA, acabam de publicar livro. A obra, escrita em conjunto, faz ponderações sobre os limites éticos nas manipulações genéticas e técnicas de reproudção assistida

A aluna Cintia Alves Rodrigues, que está cursando a 5ª série do curso de Direito na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), tem livro publicado pela editora Novas Edições Acadêmicas. A obra, publicada em 14 de agosto, é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna e foi escrito sob orientação do professor pós-doutor, o advogado Jesualdo de Almeida Junior, que leciona na graduação.

Intitulado “Engenharia Genética: Ponderações éticas e jurídicas”, o livro trata sobre a engenharia genética realizada nos embriões humanos, ponderando sobre a vida e a dignidade do ser humano. Os autores abordam sobre os limites éticos jurídicos das terapias genéticas, as manipulações e as modificações de Ácido Desoxirribonucleico (DNA), a partir de técnicas de reprodução assistida. “É um livro que envolve apreciações de Direito Constitucional, Direito Civil e, sobretudo, de bioética e Biodireito”, explicou o professor Jesualdo. É a segunda obra de Cintia que foi publicada por essa mesma editora. E professor Jesualdo tem 10 livros publicados, todos na área de Direito.

Biodireito é a área jurídica que se associa com a bioética. Essa ciência estuda as relações entre Direito e os avanços tecnológicos nas áreas da Medicina e Biotecnologia, principalmente quando envolvem corpo e dignidade da pessoa humana. A manipulação genética é extremamente polêmica já que envolve questões, além das éticas, morais, sociais e espirituais. Não se sabe ainda quais as consequências dessas técnicas a longo prazo e muitos discutem sobre o quão invasivo é interferir no que é considerado natural. Apesar disso, muitos cientistas e pesquisadores buscam quais podem ser os benefícios em aprender mais sobre o DNA humano, como por exemplo descobrir curas para doenças.

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos