Notícias FEMA

Professor da FEMA publica artigo em revista

Pesquisa realizada pelo professor Dr. Edson Miashiro abre novas perspectivas de tratamento da Doença de Legg-Calvé-Perthes

O professor do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Dr. Edson Hidenori Miashiro, teve seu artigo publicado recentemente na Revista Brasileira de Ortopedia. Intitulada “Padronização de um Modelo Animal para o Estudo da Necrose Isquêmica da Cabeça Femoral: Análise por Radiografia Digital, Tomografia Computadorizada, Microscopia de Luz, Imuno-histoquímica e Estudo da Marcha”, a pesquisa concentra-se na padronização de um modelo experimental usando animais, mantendo custos operacionais baixos.

Seu principal objetivo é contribuir para a compreensão da Doença de Legg-Calvé-Perthes, uma condição que afeta crianças e leva à necrose da cabeça do fêmur. Isso resulta em danos permanentes na articulação do quadril, causando complicações como encurtamento do membro, dor e claudicação. Até o momento, não existe um tratamento estabelecido para evitar a progressão da doença.

O professor Edson destacou a importância de seu trabalho, afirmando: “A Doença de Legg-Calvé-Perthes apresenta desafios significativos para as crianças afetadas, e a falta de tratamentos eficazes torna a pesquisa nessa área crucial. Ao desenvolvermos modelos experimentais usando leitões, buscamos criar uma abordagem economicamente viável para estudar a doença. Curiosamente, essa linha de pesquisa ainda não foi explorada extensivamente no Brasil devido aos custos elevados associados”, explica.

Dr. Edson enfatiza que o início dessa pesquisa no Brasil pode servir como catalisador para especialistas ortopédicos no país se aprofundarem em investigações adicionais sobre essa doença debilitante. Ele acredita que compartilhar conhecimento e incentivar a colaboração entre os pesquisadores pode abrir caminho para uma compreensão aprimorada e, ultimamente, tratamentos mais eficazes para a Doença de Legg-Calvé-Perthes.

A publicação do artigo do Dr. Edson Hidenori Miashiro marca uma contribuição significativa para o campo da ortopedia e abre novos caminhos para pesquisas no Brasil sobre a Doença de Legg-Calvé-Perthes. Por isso, a FEMA parabeniza o professor por sua publicação, e pela dedicação ao avanço do conhecimento científico.

Parceria entre FEMA e Arquivo da Propaganda amplia acesso a acervo publicitário

O curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) ...

Leia mais

Professores e alunos promovem ação na UBS Fiúza no Dia Nacional do Diabetes

No último dia 26 de junho, os alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos