Notícias FEMA

Professor da FEMA lança livro sobre Bioética

Obra trata dos desafios orçamentários do Estado diante do alto custo das tecnologias voltadas à Medicina

O advogado Jesualdo Almeida Junior, que integra o corpo docente do curso de Direito da FEMA, lançou recentemente seu mais novo livro “Bioética – Da Principiologia à Prática – Desafios dos Limites Orçamentários”.

A obra analisa questões que envolvem a pós-modernidade, a partir de uma interface entre o Direito e a Medicina. “Essa nova concepção, principalmente sob o aspecto da Bioética e do Biodireito, nos traz diversos questionamentos”, explica o autor.

Diante desse cenário, o enfoque da publicação se volta aos avanços científicos proporcionados pela modernidade e os limites de orçamento do Estado no acesso às novas tecnologias da área da Medicina.

“Cada vez mais, dentro de uma perceptiva de um direito sanitário, o Poder Judiciário é acionado para que o Executivo preste determinados remédios, tratamentos e, principalmente, tecnologias da Medicina de altíssimo custo. O ponto, contudo, é que infelizmente nem sempre o Estado, mesmo os mais ricos, pode atender a todos”.

O livro é um desdobramento do trabalho de pós-doutorado realizado pelo advogado na faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal, em 2016. A tese tratou dos limites éticos e jurídicos relacionados à manipulação genética, eugenia, sexagem e de que forma esse tema deve ou não ser uma política de Estado.

Jesualdo Almeida Junior é Pós-Doutor em Direitos Hu­manos pela Universidade de Coimbra, Doutor e Mestre em Sistema Constitu­cional de Garantia de Direitos pela Instituição Toledo de En­sino, de Bauru. Possui Graduação em Direito pelo Cen­tro Universitário Eurípedes de Marília e três pós-graduações Lato Sensu.

Na docência, atua no Mestrado da Univer­sidade de Marília, na Graduação da Toledo Pru­dente Centro Universitário e na FEMA, Fundação Educacional do Município de Assis, além de ministrar aulas em vários cursos de Pós-Graduação pelo Brasil.

O livro “Bioética – Da Principiologia à Prática – Desafios dos Limites Orçamentários”, da Juruá Editora, pode ser adquirido através do site jurua.com.br. A publicação também está disponível no formato e-book

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos