Notícias FEMA

Professor conclui Pós-doutorado em Direito

Tese do advogado Jesualdo Almeida Junior trata de Bioética e Biodireito

O advogado Jesualdo Almeida Junior, professor do curso de Direito da FEMA, concluiu seu Pós-doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal. Com o resultado, ele se torna um dos únicos profissionais de Assis e região a conquistar esse título na área do Direito.

Desenvolvida ao longo de 2016, a pesquisa tratou os limites éticos e jurídicos relacionados à manipulação genética. “O tema envolve Direito, Medicina e Ciências, que chamamos de Bioética e Biodireito. Até onde a ciência pode ir na manipulação genética, eugenia, sexagem, e se isso deve ou não ser política de Estado”.

Esse trabalho é uma ramificação do doutorado. “Falei, no doutorado, sobre questões que envolvem esterilidade, fertilidade, de como evitar doenças. E, se doenças são, o Estado é obrigado a prestar a devida compensação”, explica Jesualdo Almeida Junior. No Pós-doutorado, a pesquisa amplia essa discussão.

“O projeto de vida de cada um, as necessidades de cada um, nem sempre encontram amparo governamental em relação ao custo x benefício. E, a partir disso, apresento uma reflexão em torno dos limites orçamentários do Estado voltados à área da saúde”.

Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. (Foto: Reprodução)

Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. (Foto: Reprodução)

A tese foi realizada na faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal. Berço de grandes pensadores, a universidade completou 727 anos em 1º de março. Salas antigas preservadas, algumas sem energia elétrica, e espaços modernos se misturam no local. Estudantes usam capas escuras, uma espécie de batina. O cenário, inclusive, inspirou a escritora J.J. Rowling na criação de Hogwarts, a escola de magia dos filmes “Harry Potter”.

“Fiquei maravilhado com a faculdade quando participei de um curso como ouvinte”, lembra o docente. “Conheci gente de diversas partes do mundo. Alemães, holandeses, franceses. Tive aulas com deputados do parlamento europeu durante o Pós-doutorado”.

Jesualdo Almeida Junior acumula uma extensa vida acadêmica com três Pós-graduações, o Doutorado e o Mestrado. “A academia é apaixonante. Saio das aulas com a sensação de que nada sei. É um banho de cultura de um modo geral. Isso é enriquecedor para a formação pessoal”.

Além de integrar o corpo docente da Fundação Educacional do Munícipio de Assis, o advogado leciona na Toledo Prudente Centro Universitário e compõe o conselho editorial da Juruá, editora onde estão publicados seus livros. 

 

femafmLogo 
Ouça entrevista com Jesualdo Almeida Junior

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos