Notícias FEMA

Professor apresenta trabalho em 54º SBOT

Trabalho desenvolvido pelo professor é o primeiro a iniciar esta linha de estudo no Brasil

O professor Dr. Edson Hidenori Miashiro, do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), participou do 54º Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), e apresentou seu trabalho “Padronização de modelo animal para o estudo da necrose isquêmica da cabeça femoral: análise por radiografia digital, tomografia computadorizada, microscopia de luz, imuno-histoquímica e estudo da marcha”. O evento ocorreu de 24 a 26 de novembro de 2022, no Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul.

Segundo o professor, o objetivo de seu trabalho foi padronizar um modelo experimental utilizando animais, para um custo operacional baixo. “A Doença de Legg-Calvé-Perthes afeta crianças, causando necrose da cabeça do fêmur. Consequentemente, leva a danos permanentes à articulação do quadril e sequelas, como encurtamento do membro, dor e claudicação – dores intensas nas pernas. Infelizmente, até hoje não há tratamento que impeça a evolução da doença. Por isso, para o estudo da mesma, foram desenvolvidos modelos experimentais com leitões. Essa linha de estudo não havia sido iniciada no Brasil, por conta de seu alto custo”, explica o professor. Dr. Edson complementa dizendo que a iniciativa pode estimular ortopedistas brasileiros a realizarem mais pesquisas sobre esta doença.

A FEMA e a coordenação do curso de Medicina parabeniza o professor pela apresentação do trabalho e pela eficiência e dedicação à pesquisa científica, bem como ao exercício de sua função como docente da faculdade e sua grande conquista com este estudo.

Parceria entre FEMA e Arquivo da Propaganda amplia acesso a acervo publicitário

O curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) ...

Leia mais

Professores e alunos promovem ação na UBS Fiúza no Dia Nacional do Diabetes

No último dia 26 de junho, os alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos