Notícias FEMA

Professor apresenta trabalho em 54º SBOT

Trabalho desenvolvido pelo professor é o primeiro a iniciar esta linha de estudo no Brasil

O professor Dr. Edson Hidenori Miashiro, do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), participou do 54º Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), e apresentou seu trabalho “Padronização de modelo animal para o estudo da necrose isquêmica da cabeça femoral: análise por radiografia digital, tomografia computadorizada, microscopia de luz, imuno-histoquímica e estudo da marcha”. O evento ocorreu de 24 a 26 de novembro de 2022, no Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul.

Segundo o professor, o objetivo de seu trabalho foi padronizar um modelo experimental utilizando animais, para um custo operacional baixo. “A Doença de Legg-Calvé-Perthes afeta crianças, causando necrose da cabeça do fêmur. Consequentemente, leva a danos permanentes à articulação do quadril e sequelas, como encurtamento do membro, dor e claudicação – dores intensas nas pernas. Infelizmente, até hoje não há tratamento que impeça a evolução da doença. Por isso, para o estudo da mesma, foram desenvolvidos modelos experimentais com leitões. Essa linha de estudo não havia sido iniciada no Brasil, por conta de seu alto custo”, explica o professor. Dr. Edson complementa dizendo que a iniciativa pode estimular ortopedistas brasileiros a realizarem mais pesquisas sobre esta doença.

A FEMA e a coordenação do curso de Medicina parabeniza o professor pela apresentação do trabalho e pela eficiência e dedicação à pesquisa científica, bem como ao exercício de sua função como docente da faculdade e sua grande conquista com este estudo.

FEMA-semacom-2024

Publicidade da FEMA promove SEMACOM 2024

28ª edição do evento reuniu estudantes, professores e profissionais para discutir a economia ...

Leia mais
semacom_blog

Semana de Publicidade acontece na próxima semana

O evento será realizado do dia 20 ao dia 24 de maio de 2024, e as inscrições para o evento já ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos