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Pesquisa do curso de Medicina recebe menção honrosa em Congresso Nacional

Estudantes e professoras do curso apresentam estudo sobre a importância da monitoria acadêmica para a formação médica

As estudantes do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Maria Eduarda de Paiva e Marina Roncon, receberam menção honrosa por seu trabalho apresentado no Congresso Nacional de Saúde Mental, Integrativa e Espiritualidade (CONSAMES). O projeto, desenvolvido em colaboração com as professoras Dra. Luciane Cristine Ribeiro Rodrigues e Ma. Juliana Gonçalves Herculian, destacou-se no evento pela sua abordagem inovadora na educação em saúde.

 

Intitulado “Experiências Acadêmicas na Monitoria de Embriologia”, o estudo enfatiza a importância da monitoria acadêmica como uma prática didático-pedagógica fundamental para estimular o interesse dos alunos e desenvolver habilidades interpessoais no contexto da formação médica. A pesquisa aborda a Embriologia Humana, uma área essencial na formação de profissionais da saúde que, apesar de sua relevância, é frequentemente subestimada e vista como decorativa por muitos estudantes, resultando em um aprendizado superficial e incompleto.

 

O trabalho teve como objetivo descrever as experiências de duas acadêmicas de Medicina do interior de São Paulo em estimular o interesse e a compreensão dos conceitos de Embriologia Humana entre os alunos por meio da monitoria acadêmica. Durante o segundo semestre de 2023, as alunas conduziram cinco encontros de monitoria e um workshop no laboratório morfofuncional da FEMA, com a participação de pequenos grupos de 6 a 10 alunos. Os encontros focaram no desenvolvimento embrionário humano entre a 1ª e a 8ª semanas.

 

As atividades práticas utilizaram peças anatômicas e maquetes que ilustravam o desenvolvimento embriológico humano, promovendo a participação ativa dos estudantes. As monitoras incentivaram o uso de etiquetas para identificação das peças anatômicas e estimularam a contextualização do tema com a anatomia e fisiologia, induzindo os alunos a integrarem o conhecimento teórico com outros aspectos biológicos.

 

Os resultados evidenciaram que a experiência proporcionou um aprofundamento significativo no conhecimento sobre o tema, além de aperfeiçoar as habilidades comunicativas e a interação com diferentes formas de pensar e raciocinar. As monitoras relataram que a atividade fortaleceu seu domínio sobre a embriologia humana e permitiu a transmissão efetiva desse conhecimento aos demais acadêmicos.

 

Enfim, o estudo conclui que a monitoria acadêmica é um instrumento válido e fundamental para a construção do conhecimento, especialmente em disciplinas que não recebem a devida valorização, como a Embriologia Humana. 

 

A menção honrosa recebida no CONSAMES reconhece o valor e a qualidade do trabalho realizado pelas estudantes e as professoras da FEMA, destacando a importância de iniciativas acadêmicas inovadoras no processo de formação dos futuros profissionais de saúde.




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