Notícias FEMA

Passagem da Lâmpada emociona alunos

Tradicional cerimônia marca o início dos estágios práticos dos alunos do quarto ano. Professores, estudantes e familiares participaram de emocionante ato ecumênico

A tradicional cerimônia de Passagem da Lâmpada, do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) aconteceu no dia 8 de março de 2019, na Primeira Igreja Presbiteriana de Assis. O ato ecumênico teve a presença de, 100 pessoas, aproximadamente, dentre eles alunos dos quartos e quintos anos de Enfermagem da FEMA e seus familiares, além de professores e supervisores de estágio.

A cerimônia de Passagem da Lâmpada é uma tradição entre algumas graduações de Enfermagem no Brasil e a FEMA realiza o evento há vários anos, já que ele representa uma simbologia importante para os estudantes do quarto ano, que estão prestes a iniciar o estágio prático nas unidades de saúde da cidade, como hospitais, ambulatórios e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A tradição da Passagem da Lâmpada nasceu com a enfermeira Florence Nightingale, da aristocracia inglesa, em 1854, e graças a seu empenho, cuidou dos soldados feridos na Guerra da Crimeia. Conta a história, que todas as noites ela percorria os dormitórios dos soldados machucados com uma lâmpada à óleo nas mãos, para ver seus pacientes, por isso ficou conhecida como “A Dama da Lâmpada”.

O ato simbólico, quando os alunos do quinto ano passam a lâmpada para os alunos do quarto, dias antes deles iniciarem os estágios práticos, representa a ideia de manterem acesa a “chama” da busca constante do conhecimento científico e a responsabilidade do acolhimento e do cuidado com o ser humano.

Para a professora mestra Fernanda Cenci, coordenadora do curso de Enfermagem da FEMA, o evento foi super esperado pelos alunos. “Como a Passagem da Lâmpada é uma tradição e uma cerimônia muito bonita, os alunos esperam com ansiedade e participam ativamente do evento. Neste ano o ato ecumênico foi bonito e emocionante”, falou Fernanda.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos