Notícias FEMA

Parceria entre FEMA e Ernani Rodrigues

Parceria permite que alunos realizem o estágio previsto na grade curricular e ganhem experiência ajudando os professores e alunos da escola com monitoria e elaboração de aulas práticas

O curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) tem parceria com a Escola Estadual Ernani Rodrigues, para que os alunos da graduação possam participar da rotina letiva da escola. É um projeto de estágio que está na grade curricular, sendo uma obrigação desses alunos, a partir da terceira série do curso, ter 400 horas relógio ou 480 horas aula até o final da graduação na quarta série. Esse contato com o colégio é de extrema importância para o currículo do graduando em Química.

O estágio é obrigatoriedade da terceira e quarta série e os alunos devem ir às escolas e ter uma participação ativa junto com as crianças e professores. Eles participam desde reuniões com os gestores e professores, como também das aulas teóricas e práticas.

É necessário que o aluno graduado em Licenciatura em Química tenha essa experiência para que seja um futuro bom profissional da área. Entrando em contato com o dia-a-dia da escola ele conhece a realidade que enfrentará quando for lecionar. É uma oportunidade de aprender como por em prática o que se aprende na teoria, incorporando uma postura muito mais didática para ser um excelente professor. Mesmo com a preparação dentro da faculdade, a realidade de uma sala com 40 ou mais crianças e adolescentes precisa ser encarada antes da formação.

A escola Ernani Rodrigues adota um ensino integral e, assim, possui uma estrutura diferenciada com laboratórios completos, o que permite que o aluno da FEMA possa entrar em contato com toda a rotina. O estágio passa por todas as etapas, ou seja, o graduando estará dentro da sala de aula junto com as turmas, não só observando, mas também participando, oferecendo auxílio para as crianças como mentores, para o conteúdo e exercícios.

Eles participam efetivamente das aulas práticas do Ensino Fundamental e Médio, elaborando e executando elas sob orientação do professor do colégio. Isso também melhora a atuação do profissional, já que que ele vê como funciona as aulas em laboratórios, desde a preparação, que precisa ter muita atenção e ser realizada com antecedência, até a aula de fato.

É uma exigência do Conselho Estadual de Educação (CEE) que o estágio esteja na grade curricular e o Ernani abriu as portas para a FEMA. É uma parceria na qual todos os lados têm ganho, já que os alunos de Química podem realizar seu estágio e ganhar experiência, os professores do colégio ganham auxílio e as crianças também.

Existe o preconceito sobre as matérias como Química, Física e Matemática de serem muitos difíceis para se aprender e a presença do estudante da FEMA pode tornar a matéria mais lúdica”, destaca a professora Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química Industrial.

CURSO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA

A graduação em Química está realizando o 31º Curso de Química Experimental, projeto que traz alunos do 9º ano e Ensino Médio para os laboratórios da FEMA. O curso teve início no dia 7 de maio e termina em 18 de junho, com carga horária de 30 horas e oferecerá certificado. As aulas serão toda segunda-feira, das 19h20 às 22h20.

FEMA marca presença no 8º Encontro do Dia Mundial da Saúde

Estudantes e professores da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram ...

Leia mais

Estudantes prestam assistência aos atletas nos Jogos Escolares do Estado de SP

No dia 17 de abril de 2025, estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Fundação ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos