Palestra sobre ética na formação do médico
Conselheira do Cremesp também falou do estresse durante a graduação
Os estudantes de Medicina da Fema acompanharam palestra no início de novembro sobre o estresse ao qual são submetidos nos anos de faculdade. O bate papo foi realizado pela psiquiatra Katia Burle Guimarães, conselheira do Cremesp.
No encontro, a profissional lembrou a importância de trazer o tema logo no início da formação do estudante. “No primeiro ano, é fundamental que se tenha esse conhecimento. A relação com os pacientes, o conteúdo do curso médico colocam os alunos em situação de estresse”.
Segundo Guimarães, o aluno deve saber lidar com essas pressões. “O estresse começa a aumentar a partir do segundo ano e segue até o sexto ano. É preciso estar preparado, sobretudo, para o relacionamento com o próximo, com o ser-humano”.
Também durante a palestra, os alunos receberam um exemplar do Código de Ética do Estudante de Medicina, desenvolvido pelas comissões de Pesquisa e Educação Médica do Cremesp e de Ética para Acadêmicos, em parceria com estudantes de Medicina.
O Código de Ética do Estudante de Medicina é uma orientação não somente aos alunos, mas também às instituições de ensino, responsáveis pela formação do futuro profissional. Baseado no Código de Ética Médica, a versão para os alunos contém 78 artigos com normas e diretrizes.
“Todos os artigos são importantes. Destaco, ainda assim, o primeiro, sobre a necessidade de o estudante ter a consciência de que ele deve ter uma postura ética desde o início da graduação”, ressalta Kátia Burle Guimarães, conselheira do Cremesp, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.
“O Cremesp atua diretamente na área da graduação para que os estudantes possam se desenvolver bem e refletirem sobre a profissão. Nosso objetivo é ter médicos formados com compromisso ético e perfil humanista”.
A palestra foi idealizada pelo coordenador da faculdade de Medicina da Fema, o professor Jairo César dos Reis, e contou com a presença dos alunos e professores da graduação no anfiteatro da instituição no dia 3 de novembro.
Posts relacionados
FEMA e GIPA promovem 1º Fique Sabendo com a comunidade acadêmica da faculdade
O curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em parceria com o ...
Leia maisEstudantes de Medicina capacitam professores de Assis em Primeiros Socorros
A turma XVI de Medicina da FEMA realizou uma série de capacitações em primeiros socorros para os ...
Leia mais