Notícias FEMA

Mês Dourado é tema de atividades da Liga

Durante todo o mês de agosto de 2019 foram promovidas atividades de conscientização sobre a importância do Aleitamento Materno

A Liga Acadêmica de Promoção à Saúde em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), coordenada pela professora Luciana Gonçalves, em conjunto com a coordenação do curso de Enfermagem, sob a liderança da professora mestra Fernanda Cenci de Queiroz, realizou durante o mês de agosto de 2019, conhecido como Mês Dourado, atividades de conscientização sobre o Aleitamento Materno.        

As atividades se iniciaram com uma mesa redonda realizada no dia 8 de agosto de 2019 que abordou a importância do leite materno nos anos iniciais das crianças. Na ocasião, estiveram presentes a ex-aluna de Enfermagem, Aline Biondo de Alcântara, que é enfermeira, mestra, doutoranda e atualmente representante de uma Atenção Básica e a fonoaudióloga Emilena Fogaça Coelho de Souza, que contribui no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

A LIGA também participou do 5º Mamaço, que aconteceu no dia 18 de agosto de 2019, no Parque Ecológico João Domingos, o “Buracão”. Realizado com o apoio de parceiros na cidade, o evento contou também com a presença da Secretaria Municipal da Saúde de Assis, do NASF e do Banco de Leite do Hospital Regional de Assis (HRA). Neste ato, foram promovidos, além do aleitamento materno, outros cuidados importantes que mães, pais e responsáveis por crianças precisam saber. A Liga orientou sobre a manobra de Heimlich, utilizada em muitos casos de engasgamento infantil. Estiveram presentes no evento, junto aos alunos da Liga, as professoras Luciana Gonçalves e Luciana Pereira.

Para fechar o Mês Dourado, no dia 21 de agosto de 2019, a Liga realizou uma visita técnica ao Banco de Leite do HRA para fazer a entrega dos potes de leite que haviam sido pedidos aos presentes na mesa redonda do dia 8 de agosto. Ao todo, foram arrecadados cerca de 70 potes. Na visita, foi possível observar como é feito o recebimento das doações de leite materno e como o Hospital se organiza quando precisa receber mais doações.

Novas Doações

A Liga Acadêmica de Promoção à Saúde em Enfermagem informa que o Banco de Leite do Hospital Regional de Assis necessita de novas doadoras de leite materno. Para doar, a mãe deve estar em fase de amamentação, produzindo um volume excedente de leite e em boas condições de saúde. As interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou entrar em contato com o HRA pelo telefone (18) 3302-6067 e tirar suas dúvidas e receber orientações. O Banco de Leite do Hospital Regional de Assis atende todos os dias, das 7h às 19h, na Praça Dr. Symphrônio Alves dos Santos, s/n – Centro.  

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos