Mercado de trabalho na área de TI é tema de palestra
Professor Luiz Ricardo Begosso falou aos alunos de ADS e BCC
Na quinta-feira, 17, os estudantes do primeiro ano dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) assistiram à palestra do professor Luiz Ricardo Begosso sobre o mercado de trabalho na aréa da Tecnologia da Informação, TI.
No início do bate-papo, Begosso apresentou uma série de reportagens que mostrava a escassez de profissionais no setor. “As notícias na imprensa são recorrentes. Até 2022, a previsão é de que o déficit de funcionários qualificados em TI seja de 400 mil”.
Essa dificuldade na contratação de mão-de-obra especializada, explica o professor, ao mesmo tempo em que é promissora para os estudantes é ruim para o Brasil. “Precisamos de profissionais para desenvolver nossa tecnologia. Isso é fundamental para qualquer país”.
É justamente nesse cenário, que cresce a importância de uma boa graduação. Os alunos dos cursos de Informática da Fundação Educacional do Munícipio de Assis – Fema têm uma grande oportunidade de se formarem em uma área altamente próspera.
“Vocês têm a chance de fazer um curso top no mercado de trabalho”, disse Luiz Ricardo Begosso, que destacou, porém, o compromisso e a dedicação que os estudantes devem ter para aproveitar ao máximo a graduação. “Isso só depende do empenho de vocês”.
O docente listou algumas características importantes que o mercado de trabalho espera de um profissional da TI, dentre elas estão o raciocínio lógico, a capacidade de abstração, a objetividade em resolver problemas e saber trabalhar em equipe. Profissionais competentes, inclusive, encontram ofertas no exterior, como no caso do Canadá, reconhecido pelos seus programas de estímulo à imigração.
Para o professor, a grande demanda de vagas na TI pode ser explicada também no surgimento e no crescimento das novas tecnologias. Empresas como Uber, Facebook, Airbnb, Aliexpress faturam milhões e têm em comum o oferecimento de serviços que surgiram de mentes criativas. “Quem tiver sólida formação básica em Informática e Computação certamente reunirá condições para dominar essas novas tecnologias”.
Posts relacionados

FEMA realiza evento Ada Lovelace e destaca atuação feminina na tecnologia
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, no dia 30 de março de 2026, mais ...
Leia mais
Estudantes visitam obra de usina sustentável em Palmital
No dia 28 de março de 2026, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Fundação ...
Leia mais