Medicina é recebida pela Secretária da Saúde
Denise Carvalho explicou como funciona o Sistema de Saúde de Assis
A secretária de Saúde Denise Fernandes Carvalho conversou com alunos da faculdade de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis nessa semana. A palestra aconteceu na sede da secretaria, na terça e quinta-feira. Participaram também parte da equipe gestora da saúde, o coordenador da graduação, Jairo César dos Reis, professores e preceptores.
O foco central do encontro foi proporcionar aos estudantes uma visão macro do Sistema de Saúde Pública do munícipio. Na abertura, Denise Carvalho destacou a importância dessa aproximação da Medicina da Fema com a Saúde de Assis. “Estamos plantando uma semente na saúde municipal. Precisamos de mais médicos clínicos”.
A secretária apresentou as principais ações desenvolvidas e lembrou que o SUS, o Sistema Único de Saúde, é muito mais do que atendimento aos pacientes. “Não é só consulta médica. É preciso trabalhar, coletar, levantar as informações dos pacientes na comunidade. O SUS faz controle alimentar, controle de água, vacinas”.
Assis atualmente conta com Unidade de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Experiências Saúde da Família, Pronto Socorro e iniciativas próprias como o projeto Germinar.
Esses programas integram a rede da Atenção Básica, na qual a prioridade é trabalhar a prevenção e não somente o tratamento das doenças. “Precisamos levar ao médico clínico-geral todas as informações da comunidade. Buscar, registrar junto aos pacientes dados de problemas como hipertensão, diabetes, acompanhar gestantes e crianças”, ressalta a secretária da Saúde, que reconheceu a dificuldade de fazer esse trabalho. “A UPA não é ter só plantonistas. É fazer uma ponte com a Atenção Básica.”
A secretária também trouxe dados positivos do serviço de saúde municipal. “Em um ano, diminuímos em 28% o número de óbitos na Rede de Urgência e Emergência, e a mortalidade infantil caiu de 14% para 9%”.
A palestra com a secretaria Denise Carvalho deu sequencia à parceria entre a faculdade de Medicina da Fema e o Sistema de Saúde Pública municipal. Em março, os alunos passaram a conhecer as unidades da Estratégia Saúde da Família, ESF. Em 10 grupos com oito alunos cada, supervisionados por preceptores e professores, os estudantes vão às ESF uma vez por semana, visitam a comunidade, conversam com pacientes. O objetivo é que os grupos atuem no mesmo local durante os próximos quatro anos.
Posts relacionados
Medicina promove ação sobre prevenção do câncer de mama na ESF Jd. Paraná
No último dia 22 de outubro, o curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis ...
Leia maisFEMA divulga lista de aprovados no Vestibular de Medicina 2025
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) divulgou a lista dos aprovados na 1ª ...
Leia mais