Notícias FEMA

Medicina da FEMA é parceira de projeto social

Alunos e professores do curso de Medicina da FEMA, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e de outras entidades, realizaram testes de acuidade visual em alunos do Ensino Fundamental, que serão encaminhadas à consulta e confecção de lentes

Alunos e professores do curso de Medicina, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram, em parceria com outras entidades, nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2019, o Projeto Visão do Futuro, que consiste em testes de acuidade visual em alunos do 1° ano do Ensino Fundamental de 20 unidades escolares da rede municipal de ensino. Os profissionais buscaram detectar problemas visuais que, se diagnosticados, foram encaminhados a consultas oftalmológicas e acompanhamento especializado dos casos graves. O projeto aconteceu pelo terceiro ano consecutivo e é do Fundo Social de Solidariedade de Assis. 

O Fundo Social de Solidariedade e seus parceiros, promoveu aos professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, treinamento para a aplicação dos testes de acuidade visual ministrado pelo oftalmologista e parceiro Dr. Eduardo Andreghetti do Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA). O treinamento consistiu na capacitação dos educadores, que por sua vez, realizaram testes e deram instruções aos alunos sobre a importância dos cuidados com a visão.   

De acordo com Vanessa Fagundes, professora do curso de Medicina e que organizou o projeto na FEMA junto de outros docentes da unidade curricular Interação Ensino Serviço e Comunidade (IESC), sob o comando do professor doutor Jairo dos Reis, coordenador do curso, as últimas edições do projeto atenderam a mais de 1900 crianças e é super importante para as crianças, como também para o aluno de Medicina. “Participar do projeto aproxima o estudante da realidade e amplia o olhar integral da saúde da criança”, falou a professora Vanessa.  

Para a realização do projeto, o Fundo Social de Solidariedade contou com o apoio e parceria da Secretaria Municipal da Educação (SME), do Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA), da Associação dos Amigos Deficientes Visuais de Assis e Região (AADVAR), do Banco Credicana, das Óticas Carol e dos alunos e professores de Medicina da FEMA que, juntos, transformaram a ação em um sucesso de atendimentos à comunidade.

No ano de 2017, 1044 passaram por testes, 468 foram encaminhadas para consultas oftalmológicas e 282 foram direcionadas a confecções de lentes corretivas. Em 2018, os testes aconteceram com 924 crianças onde 268 foram encaminhadas a consultas e 226 para confecção das lentes.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos