Notícias FEMA

Ligas promovem simulação realística de parto

Estudantes do curso puderam participar de uma simulação clínica de um trabalho de parto com robôs de última geração

Os estudantes do curso de graduação em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram, no fim de novembro, de um grande evento de simulação realística promovido pelas Ligas de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia e de Urgência e Emergência, em que foram utilizados robôs que possuem tecnologia de ponta. As capacitações foram realizadas no Laboratório de Enfermagem, localizado no “Bloco 9” do campus da FEMA.

Segundo a professora responsável pela simulação, Dra. Talita Domingues Caldeirão, a capacitação foi realizada utilizando dois robôs, SimMom e NewB, que permitiu aos alunos se aproximarem de situações reais que, eventualmente, podem acontecer ao longo de um trabalho de parto. “A simulação clínica é uma das principais ferramentas de capacitação de estudantes e profissionais de saúde e, na que desenvolvemos, nós pudemos oferecer um alto nível de realismo em treinamento com a segurança de um cenário controlado, realizando simulações de respostas fisiológicas, permitindo aos nossos alunos treinar o processo de nascimento, monitoramento da mãe e as primeiras respostas fetais a procedimentos clínicos, manobras e a administração de medicamentos”, contou.

Dra.Talita explicou que por meio das simulações feitas com os robôs, a FEMA permite que os alunos estudem “na prática” questões que, futuramente, verão no dia a dia. “O objetivo principal é oferecer mais meios de aprendizagem aos alunos antes de atuarem diretamente no atendimento hospitalar e, com a SimMom (a robô grávida), eles conseguem fazer os monitoramentos da atividade uterina e fetal, o controle de contrações, a indução do trabalho de parto, até a supervisão de possíveis complicações maternas, que podem ocorrer durante o procedimento. Já o robô NewB (new born), completa o cenário, contribuindo para que os alunos aprendam como fazer os primeiros atendimentos de uma criança logo após o parto”, finalizou a professora.

FEMA-semacom-2024

Publicidade da FEMA promove SEMACOM 2024

28ª edição do evento reuniu estudantes, professores e profissionais para discutir a economia ...

Leia mais
semacom_blog

Semana de Publicidade acontece na próxima semana

O evento será realizado do dia 20 ao dia 24 de maio de 2024, e as inscrições para o evento já ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos