Notícias FEMA

Liga do Trauma recebe capacitação em julho

Liga do Trauma, da FEMA, participa de palestra sobre técnicas de abordagem à tentativa de suicídio, ministrada pelo Capitão do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo Diógenes Martins Munhoz

Alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) assistiram a uma palestra sobre “Abordagem Técnica à Tentativa de Suicídio”. Ela foi ministrada pelo Capitão do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo Diógenes Martins Munhoz e aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA) no dia 3 de julho de 2018.

Os alunos que prestigiaram o evento fazem parte da Liga do Trauma da FEMA, que é um projeto de extensão com o objetivo de desenvolver treinamentos na área de saúde, realizar capacitações e ministrar palestras. O professor Daniel Augusto da Silva acompanhou a palestra feita pelo bombeiro.

A palestra realizada por Diógenes aborda as novas técnicas que equipes de resgate do Corpo de Bombeiros usam em situações de risco de suicídio. Ele explicou sobre o tipo de abordagem que deve ser realizada com a pessoa que está em crise, que deve ser de forma empática e humana. O intuito de suas técnicas é tentar mostrar para a pessoa que há outras formas para solucionar seus problemas e como fazer uma intervenção antes de ocorrer o fato.

De acordo com a professora mestre Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora do curso de Enfermagem da FEMA, os alunos da Liga do Trauma puderam aprender técnicas efetivas e eficazes para socorrer um paciente após uma tentativa de suicídio, a fim de evitar sequelas mais graves, por conta deste ato brutal contra a própria vida. Os alunos e professores da FEMA estão atentos a este delicado tema.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) levantou em seu mais recente manual, que o suicídio é a terceira causa de morte que mais acomete jovens, entre 15 e 29 anos. Esses dados confirmam que os profissionais de saúde e toda a sociedade precisam assumir a luta contra o suicídio, afirma a professora Rosângela. “Baseado nesta premissa técnica da OMS, nós temos uma responsabilidade junto à sociedade de reverter essas situações, que acabam sendo um problema de saúde pública”, enfatiza a coordenadora do curso de Enfermagem da FEMA.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos