Liga do Trauma faz simulação em Tarumã
Técnicos do pronto atendimento atualizaram seus conhecimentos

No sábado, 4 de junho, a Liga do Trauma do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Munícipio de Assis – Fema realizou mais um treinamento. Dessa vez, o grupo participou de uma simulação junto com técnicos da área da saúde de Tarumã.
O objetivo é atualizar o bom trabalho que os técnicos e condutores do Pronto Atendimento, PA, da cidade já desempenham. A inciativa da ação partiu do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, parceiro da Liga do Trauma. Voluntários e estagiários da graduação da faculdade também colaboraram nas atividades.
A situação criada foi um acidente de trânsito, envolvendo carros e moto. Os profissionais fizeram o resgate das oito vítimas, que, inclusive, foram transportadas pelas três ambulâncias cedidas especialmente para o treinamento.
Moradores acompanharam a movimentação. “Houve relatos de pessoas que choraram, de outros que riram. Vi algumas crianças e eu dizia para elas que o acidente não era de verdade”, conta Helena Britto, aluna da Enfermagem e integrante da Liga. “Foi uma simulação ‘desesperadora’, ‘real’, dada à riqueza de detalhes.”

Simulação de resgate em acidente de trânsito feito pela Liga do Trauma, em Tarumã. (Foto: Liga do Trauma/FEMA)

Simulação de resgate em acidente de trânsito feito pela Liga do Trauma, em Tarumã. (Foto: Liga do Trauma/FEMA)
Para oferecer esse ‘realismo’, a simulação contou com um grande aparato. Uma rua central de Tarumã, próxima à prefeitura, foi interditada; voluntários emprestaram os veículos; prancha, maca, colar cervical, luvas, tudo cedido pela PA. As vítimas, sete mulheres, uma delas ‘grávida’, e um homem, foram maquiados.
Antes do treino prático, os profissionais passaram por uma rápida capacitação. Com isso, durante a simulação, quesitos relacionados ao atendimento de urgência e emergência puderam ser avaliados, como a imobilização correta, o transporte, o tempo de resposta do salvamento, a chegada ao Pronto Atendimento, dentre outros procedimentos.
A Liga do Trauma foi criada em outubro de 2015. O grupo, formado por estudantes e professores da Enfermagem, desenvolve treinamentos e palestras. Em apenas oito meses de existência, já fez apresentações nas cidades de Ibirarema, Ourinhos, Palmital, além de Assis. Em março, a equipe foi ampliada para receber os alunos da faculdade de Medicina.
Posts relacionados

FEMA marca presença no 8º Encontro do Dia Mundial da Saúde
Estudantes e professores da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram ...
Leia mais
Estudantes prestam assistência aos atletas nos Jogos Escolares do Estado de SP
No dia 17 de abril de 2025, estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Fundação ...
Leia mais