Notícias FEMA

Liga do Trauma e SAMU capacitam alunos da Medicina

Os novos integrantes passam a atuar nos plantões a partir de abril

Nessa semana, teve início o trabalho de capacitação dos alunos da Medicina junto à Liga do Trauma, projeto de extensão formado por estudantes de Enfermagem da Fundação Educacional do Munícipio de Assis – Fema em parceria com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O treinamento dos novos integrantes visa qualificá-los para, em breve, atuar nos plantões supervisionados. Desde segunda-feira, dia 28 de março, os alunos da Medicina estão passando por uma capacitação relacionada à traumas. “Trabalhamos acidentes, quedas, surtos psicóticos e como fazer o ‘pranchamento’ e a mobilização corretos”, explica Gustavo Arruda, socorrista do SAMU de Assis.

O aluno Marcelo Benvegnú classificou como incrível o trabalho desenvolvido pelo grupo. “O treinamento é ótimo. Como futuros médicos, poder atuar em plantões será importante para nossa formação. É a Medicina in loco”.

A expectativa é de que já no mês de abril os nove estudantes de Medicina comecem a dar apoio nos plantões junto ao SAMU, como já ocorre com os 12 alunos da Enfermagem. A ideia de ampliar a liga surgiu como forma de promover a integração entre as duas graduações da área da Saúde oferecidas atualmente pela Fema.

Além dos plantões em que os alunos são colocados em situação de urgência e emergência pré-hospitalar, a Liga do Trauma também realiza palestras de capacitação e engajamento. O grupo, formado em outubro de 2015, já participou de ações em Assis, Ibirarema, Ourinhos, Palmital e Tarumã, atendendo a convites.

O treinamento dos novos componentes da liga segue na próxima semana com outros temas, como o RCP (Ressuscitação Cardio Pulmonar), popularmente chamado de parada cardíaca.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos