João Ramalho recebe projeto neste ano
Professores e alunos do FEMARondon visitaram a cidade

No sábado, dia 26 de agosto, professores e alunos integrantes do FEMARondon, um dos mais importantes projetos de extensão da instituição, estiveram em João Ramalho, cidade escolhida para receber as ações do programa neste ano.
Esse primeira visita, segundo a professora Lívia Turra Bassetto, é importante para que os “femarondonistas” conheçam o local. “É um mapeamento. A partir das informações levantadas, a gente começa a pensar nas estratégias que serão desenvolvidas para auxiliar a comunidade”.
Após a pesquisa de campo vem a fase da operação, assim chamado os dias em que a equipe retorna ao munícipio, o que está previsto para acontecer em novembro. Nessa etapa, diversas atividades práticas serão oferecidas, como palestras e oficinas.
“Os universitários podem aplicar todo o conhecimento teórico adquirido na faculdade para ajudar ao próximo”, ressalta a docente. “É um trabalho voluntário, que, além de ajudar comunidades carentes da região, traz benefícios para os participantes, formando-os profissional e humanamente”.
Esse trabalho de extensão surgiu a partir da experiência do Projeto Rondon, criado pelo Ministério da Defesa em parceria com os governos estaduais, municipais e instituições de ensino superior. Em 2010, um grupo da fundação acompanhou as ações do Rondon e notou que os problemas enfrentados por comunidades visitadas eram semelhantes aos vividos em Assis e região.

Os professores (e/d) Osmar Machado, Danielle Ferrarezi, Maria José Damaceno e Jairo da Silva. (Foto: FEMA)
Idealizador e coordenador do FEMARondon, o professor Osmar Machado, destaca, entretanto, que a ação não tem um caráter assistencialista. “Nosso principal objetivo é contribuir para que a sociedade se organize na resolução de problemas específicos do seu próprio meio e diminua, assim, a dependência de ações públicas. É um caráter multiplicador de conhecimento”.
Em seis anos, o projeto de extensão já fez operações em Porto Almeida, no distrito de Cândido Mota, Ibirarema e Echaporã. Os municípios integram o Civap, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, que, assim como o Tiro de Guerra de Assis, é parceiro do evento.
Posts relacionados

Estudantes prestam assistência aos atletas nos Jogos Escolares do Estado de SP
No dia 17 de abril de 2025, estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Fundação ...
Leia mais
Estudantes de Arquitetura e Engenharia entregam alimentos arrecadados à APAE
Estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Fundação Educacional do ...
Leia mais