Notícias FEMA

Inscrições para o PIC 2023 estão abertas

Serão ofertadas 120 bolsas de Iniciação Científica, a serem distribuídas entre estudantes e docentes da FEMA; as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de janeiro de 2023

Estão abertas as inscrições para a edição de 2023 do Programa de Iniciação Científica da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), o PIC. Criado em 2001, o programa tem como intuito fomentar a investigação científica e promover o relacionamento entre estudantes e pesquisadores da faculdade, de forma que seja possível colocar o estudante, desde cedo, em contato com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa.

As inscrições para o PIC 2023 podem ser feitas de duas formas: em grupo ou individualmente, do dia 29 de novembro de 2022 até o dia 29 de janeiro de 2023, de maneira automatizada, via ícone do programa disponibilizado na área do aluno.

Para participar do PIC, é necessário ser estudante ou professor da FEMA. No caso do docente, é necessário que ele já seja pesquisador e que tenha uma produção científica significativa nos últimos 3 anos, com titulação de mestre ou doutor. Para o estudante, é necessário estar devidamente matriculado do primeiro ao penúltimo ano da graduação, ter disponibilidade para o desenvolvimento do projeto e comprovar bom desempenho acadêmico. Para coorientador, é necessário ter, no mínimo, o título de especialista, com participação voluntária.

De acordo com a Vice-Diretora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professora Ma. Arlete Aparecida Marçal, o PIC é direcionado para diversos campos de pesquisa, de acordo com os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela FEMA/IMESA: “O PIC é um programa totalmente financiado pela FEMA e, desde sua criação, já distribuiu mais de 500 bolsas para estudantes e professores. Nós colhemos os frutos dessa experiência, com as pesquisas de nossos estudantes e professores sendo publicadas em eventos e revistas nacionais e internacionais”, complementa Arlete.

Atualmente, o PIC também está interligado ao sistema de cotas de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do PIBIC/PIBITI – o que consolida a importância da pesquisa e do fomento à investigação científica, práticas cultivadas pela FEMA em relação aos seus pesquisadores. Em 2023, serão oferecidas aos estudantes 60 bolsas com duração de 10 meses, disponibilizadas exclusivamente por meio de desconto na mensalidade. Aos professores também serão destinadas 60 bolsas com duração de 10 meses, creditadas mensalmente em folha de pagamento, totalizando 120 bolsas.

A divulgação dos resultados da análise preliminar (Etapa 1) acontecerá no dia 3 de fevereiro de 2023. Para mais informações referentes ao PIC, clique aqui

FEMA + Alegria inicia atividades de 2024 com reunião de integração

O projeto de extensão da FEMA atualmente reúne cerca de 35 participantes que estão se preparando ...

Leia mais

FEMA leva conhecimento e saúde à comunidade no Rotary Day

Estudantes de cursos da FEMA realizam atividades e avaliações gratuitas durante evento na FICAR ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos