Notícias FEMA

Inscrições para o PIBIC estão abertas

Serão ofertadas oito bolsas de Iniciação Científica, a serem distribuídas entre estudantes e docentes da FEMA; as inscrições podem ser feitas até o dia 6 de fevereiro de 2023

 

Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA). Criado em 2001, o programa tem como intuito de fomentar a vocação científica e aprimorar habilidades para pesquisa e inovação, por meio do envolvimento de estudantes de graduação em projetos de pesquisa. 

 

Conforme o edital, serão disponibilizadas quatro bolsas para estudantes e quatro bolsas para orientadores, oito bolsas no total, com vigência de março de 2023 a julho de 2024. As inscrições podem ser feitas de formas individualmente, do dia 30 de janeiro de 2023 a 6 de fevereiro de 2023, via Portal Acadêmico.

 

Para participar do PIBIC, é necessário que o docente tenha titulação de doutor, e-mail acadêmico com domínio @fema.edu.br e cadastro de seu currículo junto à Plataforma Lattes do CNPq. Caso o projeto de pesquisa envolva seres humanos, o professor também dever estar cadastrado como pesquisador na Plataforma Brasil. Já para o estudante, é necessário que ele esteja devidamente matriculado do primeiro ao penúltimo ano da graduação, ter disponibilidade para o desenvolvimento do projeto e comprovar bom desempenho acadêmico (para visualizar a lista completa de requisitos, clique aqui).

 

Atualmente, o PIBIC está interligado ao sistema de cotas de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do – consolidando a importância da pesquisa e do fomento à investigação científica, práticas cultivadas pela FEMA em relação aos seus pesquisadores.

 

Segundo a vice-diretora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA) e presidente da Comissão Científica do PIBIC/PIBIT/CNPQ/FEMA, professora Ma. Arlete Aparecida Marçal, o PIC abrange várias áreas de investigação, alinhadas aos programas de graduação e pós-graduação oferecidos pela FEMA/IMESA: “Desde sua criação, o PIC tem sido totalmente financiado pela FEMA e já concedeu mais de 500 bolsas para estudantes e professores. Como resultado, as pesquisas realizadas por nossos estudantes e professores têm sido destacadas em eventos e publicações nacionais e internacionais”, destaca Arlete. 

O resultado da seleção para o PIBIC será divulgado no dia 24 de fevereiro de 2023, no endereço: https://www.fema.edu.br/index.php/pesquisafema/picpesquisa. Para mais informações referentes aos programas de iniciação científica da FEMA, clique aqui.

Professora de Medicina da FEMA publica artigo em revista da Unesp

Estudo da professora Ma. Jordana Rabelo revela a necessidade de ações de saúde mental para ...

Leia mais

Estudante de Química Industrial da FEMA apresenta trabalho em simpósio

Pesquisa sobre atividade antiglicante de nanopartículas de prata foi apresentado durante o ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos