Inscrições abertas para o Programa de Iniciação Científica (PIC) da FEMA
Com 70 bolsas disponíveis para estudantes, o programa incentiva a pesquisa em diferentes áreas do conhecimento
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) anuncia a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIC) 2025, uma oportunidade voltada ao desenvolvimento de talentos em pesquisa e inovação. Estudantes interessados podem se inscrever até o dia 31 de janeiro de 2025 pelo Portal Acadêmico.
O programa, com duração de dez meses, oferecerá, desta vez, 70 bolsas para estudantes e 70 para professores orientadores, divididas entre modalidades individuais e em equipe, abrangendo projetos em quatro áreas de pesquisa: Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde e Sociais Aplicadas. As bolsas, válidas de março a dezembro, variam conforme o curso e se aplicam tanto a projetos individuais quanto em equipe.
De acordo com o vice-diretor acadêmico da FEMA, professor Me. Fernando Sá, o Programa de Iniciação Científica possui uma trajetória consolidada: “O programa iniciou em 2001, nós estamos no 24º ano, e a principal novidade que a gente tem aí foi um acréscimo de 10 bolsas. Estávamos trabalhando há anos com um número de bolsas e esse ano nós conseguimos acrescentar mais 10. De 60 passamos para 70 bolsas a partir de 2025. Além disso, revigoramos o Fórum Científico da FEMA. Os anais das apresentações de 2024 já se encontram presentes, com mais um compromisso da instituição em alinhar não apenas o ensino e a pesquisa, mas também a extensão dentro dos basilares de formação dos nossos alunos”, destaca o professor.
Podem participar estudantes com bom desempenho acadêmico, regularmente matriculados na FEMA, que atendam aos critérios descritos no edital. A iniciativa busca fortalecer a produção científica e a integração entre estudantes e professores da instituição.
Para o representante de Iniciação Científica da FEMA junto ao CNPq, professor Dr. Alex Poletto, o programa desempenha um papel fundamental no avanço da ciência e tecnologia: “Acredito que o PIC vem contribuindo para o avanço da ciência e da tecnologia dentro de nossos cursos, promovendo uma ampliação do nosso reconhecimento de produção científica, principalmente com relação ao Fórum Científico da FEMA e também a publicações externas. A nossa iniciação científica é de alta qualidade, e envolve projetos individuais e também em equipe, que são muito importantes para fazer a interdisciplinaridade dos cursos. E acredito que o nosso programa é essencial para mostrar ao CNPq que temos iniciação científica própria, algo tão importante na avaliação deles quando solicitamos as bolsas de PIBIC”, explica.
Para mais informações sobre o Programa de Iniciação Científica (PIC), consulte o edital completo no site oficial da FEMA.
Posts relacionados
Inscrições para transferência externa no curso de Medicina vão até 19/01
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de transferência externa no curso de ...
Leia maisTrês cursos da FEMA têm reconhecimentos renovados pelo CEE
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) celebra mais uma conquista significativa ...
Leia mais