Notícias FEMA

Informática da FEMA é destaque no SWAssis

Alunos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação participaram das equipes vencedoras

A Informática da FEMA foi um dos grandes destaques da primeira edição do Startup Weekend Assis. Estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação participaram das três equipes premiadas.

O grande vencedor foi o ChatBus, aplicativo voltado aos usuários de ônibus para analisar o serviço do transporte coletivo. O grupo que desenvolveu esse projeto contou com cinco alunos da Informática: André Luiz Santiago Cavaleiro, Gabriel Batistela Berto, Gustavo dos Santos Diniz, Mateus Tormes Gervazioni e William Sarti José.

ConsuFácil foi o segundo colocado. A proposta do app é uma plataforma para agendamento de consultas e exames que integra paciente e médico. Os alunos Giovanni Santela Desiró, Guilherme Henrique Gibim de Mello, Pedro Henrique Ravagnani Pintar e Rafael Figueiredo Zanetti trabalharam no projeto.

O pódio do SWAssis teve ainda a Scar, aplicativo para motoristas que precisam de reparos emergenciais e para oficinas que buscam atender a esse público. O time teve participação de Addam Cauê Peres Rafacho, Carlos Roberto Rossini Junior e Pedro Luiz Foganholi, estudantes da FEMA.

Para o professor doutor Alex Poletto, coordenador das graduações de Informática da instituição, o resultado mostra a qualidade dos cursos. “Um dos nossos grandes diferenciais é que nossas graduações são presenciais. Para área de exatas, além da teoria, é fundamental acompanharmos a evolução dos alunos por meio de atividades práticas”.

Além disso, ressalta Poletto, a estrutura laboratorial e a experiência dos professores são compromissos permanentes da coordenadoria na formação dos alunos. “Nosso corpo docente tem 85% de mestres e doutores. Temos laboratórios de prática exclusivos, sem falar nas diversas parcerias com empresas de TI. Tudo isso favorece a formação do aluno e à rápida inserção no mercado de trabalho”.

SW no mundo

Fundado nos Estados Unidos, o Startup Weekend nasceu da reunião de 70 empreendedores que tiveram o desafio de criar uma startup em único final de semana. O formato se popularizou e, atualmente, a Techstars, mantenedora e financiadora, realiza o projeto. Mais de 8.000 startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 100 países. 

Famosas empresas surgiram por meio das startups, a maior parte da área da tecnologia, como Facebook, Uber, e Spotify, no mundo, Easy (antes Easy Taxy), ClickBus e iFood, no Brasil.

O evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo aconteceu pela primeira vez em Assis. A FEMA foi a instituição escolhida para sediar o SWAssis que, com o apoio de diversas empresas e colaboradores, aconteceu de 20 a 22 de outubro.

Os times vencedores do SWAssis (esq para dir) ChatBus, primeiro lugar; ConsulFácil, segundo; e Scar, terceiro. (Foto: Silvio Moura/FEMA)

Os times vencedores do SWAssis (esq para dir) ChatBus, primeiro lugar; ConsulFácil, segundo; e Scar, terceiro. (Foto: Silvio Moura/FEMA)

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos