Notícias FEMA

Informática adaptada na Fema

Computadores auxiliam deficientes visuais da AADVAR

A Fema, engajada em promover a qualidade de vida na comunidade, mantém importante parceria com a AADVAR, a Associação de Amigos e Deficientes Visuais de Assis e Região.

Desde o início do ano, a instituição cede espaço do bloco 7 para aulas de Informática Adaptada às segundas à tarde. Softwares são especialmente instalados para os associados, com dois leitores de tela e um outro para navegação.

“Utilizamos um sistema de voz para orientar a navegação do aluno no computador”, explica a professora Lisandra Correa. “São aulas bem específicas, com uma turma reduzida, para darmos uma atenção bem personalizada para cada um”.

A AADVAR surgiu em 2007 e tem atualmente 150 usuários e dezenas de voluntários. O objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos associados. Além de projetos voltados à área educacional, como a Informática Adaptada, o ensino do braille e a orientação e mobilidade, atividades ligadas ao lazer e ao entretenimento também são oferecidas.

Associados da AADVAR em uma das salas de Informática da Fema. (Foto: Silvio Moura/Assessoria)

Associados da AADVAR em uma das salas de Informática da Fema. (Foto: Silvio Moura/Assessoria)

A associação depende de parceiros como empresas e instituições para se manter. “Agradeço a Fema que está conosco desde 2013. Queremos oferecer nosso trabalho para mais gente, por isso é importante a colaboração da Fema”, explica a assistente social Lucinei das Neves. “’É por meio dos apoiadores que conseguimos, por exemplo, equipamentos, como bengalas e lupas”.

Para se tornar um associado e participar das atividades, o deficiente visual passa por uma consulta médica. Após a avaliação, um cadastro é feito e a adesão é confirmada. A associação está localizada na rua Dom José Lázaro Neves, 414, no centro. Mais informações, no telefone 18 3321-7144 e também na página da AADVAR no Facebook.

Feijoada

Neste sábado, dia 9, acontece a 3ª Feijoada da AADVAR. O valor é de R$ 30,00 para 1,5 kg, sem acompanhamento. Os interessados devem retirar o prato na sede da APAE, das 11h às 15h.

“Esses eventos nos ajudam muito financeiramente, porque somos uma associação sem fins lucrativos”, lembra Lucinei das Neves. A 3ª Feijoada tem o apoio do Rotary Assis.

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos