IMESA celebra 36 Anos de excelência e compromisso com a educação
Com uma história marcada por crescimento contínuo e compromisso com a comunidade, o instituto traça planos para se tornar um Centro Universitário e expandir suas parcerias e cursos nos próximos anos
Neste sábado, dia 24 de agosto de 2024, o Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA) celebra 36 anos de história, marcada por um compromisso firme com a educação, a pesquisa, a extensão e o desenvolvimento social. Fundado em 1988, o IMESA foi estabelecido como o órgão gestor dos cursos de graduação mantidos pela Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), consolidando-se como uma instituição de referência na formação de profissionais para Assis e região.
História
A criação do IMESA foi oficializada através do parecer do Conselho Estadual de Educação (CEE) 608/88, de 01 de julho de 1988, e do Decreto Presidencial n.º 96.576, de 24 de agosto de 1988. Já as atividades pedagógicas tiveram início em 1989, com os cursos de Tecnologia em Processamento de Dados, que anos mais tarde viria se tornar o curso de Análise de Sistemas, e Ciências com Habilitação em Matemática. Esses cursos não só preencheram lacunas importantes na formação docente e tecnológica da região, mas também atraíram novas oportunidades econômicas, especialmente no setor de informática, ajudando a diversificar a economia de uma região até então centrada na agricultura.
Ao longo dos anos, o IMESA expandiu seu portfólio de cursos para atender às demandas de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Em 1996, foi lançado o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Em 1999, cinco novos cursos foram adicionados: Administração, Ciência da Computação, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, Direito e Química Industrial. O crescimento contínuo levou à introdução de cursos na área da Saúde, como Enfermagem em 2006, e à formação das primeiras turmas de Medicina e Fisioterapia em 2016 e 2018, respectivamente.
Em 2014, inicia-se a primeira turma do curso de Ciências Contábeis e, recentemente, o IMESA atendeu às necessidades do setor da construção civil na região, implementando os cursos de Engenharia Civil em 2022 e Arquitetura e Urbanismo em 2023. Hoje, a instituição oferece 12 cursos de graduação que abrangem todas as áreas do conhecimento, com 7.569 estudantes formados até o ano de 2023.
Compromisso com a comunidade e a responsabilidade social
Desde sua fundação, o IMESA tem buscado alinhar suas ações às aspirações da comunidade, assumindo um papel ativo na promoção da educação e na contribuição para o desenvolvimento regional e nacional.
A instituição mantém uma sólida rede de parcerias e convênios, que reforça sua responsabilidade social e amplifica seu impacto na comunidade.
Iniciativas como o projeto de extensão universitária FEMA Rondon exemplificam seu compromisso com a formação cidadã e o empreendedorismo. Além disso, outros projetos como o FEMA + Alegria, FEMA Robótica, FEMA Ethos e a Clínica-escola de Fisioterapia evidenciam a interface da academia com a comunidade.
Inovação e pesquisa
O IMESA também se destaca pela promoção da pesquisa e da inovação. Através do Programa de Iniciação Científica (PIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), a instituição incentiva a participação ativa de seus estudantes e docentes em projetos de pesquisa, fortalecendo a formação continuada e a excelência acadêmica.
A revista INTELECTO, publicação organizada pelos professores do IMESA, é um exemplo da produção acadêmica incentivada pela instituição. Este periódico serve como um veículo para a divulgação de pesquisas e reflexões nas diversas áreas do conhecimento, promovendo o diálogo com outros profissionais e instituições, reforçando o compromisso do IMESA com a busca constante pela excelência.
Um futuro promissor
Ao completar 36 anos de história, o IMESA reafirma sua missão de promover a educação, a pesquisa, a extensão e a prestação de serviços especializados à comunidade, formando profissionais altamente capacitados. Com um olhar voltado para o futuro, a instituição continua a inovar e expandir suas ações, sempre com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania.
O diretor acadêmico da FEMA, professor Dr. Ricardo Estefani, compartilha a visão estratégica de sua gestão: “Esperamos que daqui quatro anos, o IMESA junto à FEMA, que é a nossa mantenedora, consiga galgar o tão sonhado Centro Universitário, onde teremos uma autonomia fundamental para as mudanças dos nossos projetos político pedagógicos, integração entre as diversas áreas da faculdade e, fundamentalmente, a implementação das pós-graduações. Então vamos batalhar para que essa elevação, enquanto nível acadêmico, seja alcançada”, declara.
Dr. Estefani também destaca a importância de fortalecer as parcerias existentes, explorar novas oportunidades e complementa: “Elas serão necessárias e importantes para inserirmos de fato o nosso Centro Universitário, a UNIFEMA, no cenário de Assis e região. Onde estiver um estudante ou um professor da FEMA, estará a própria faculdade sendo representada. É isso que desejamos nesses futuros anos”, revela o professor.
Posts relacionados
Estão abertas as inscrições para o PIBIC 2024-2025
Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ...
Leia maisProfessores da FEMA atuam como avaliadores de curso pelo CEE e INEP
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) tem o orgulho de declarar que diversos de ...
Leia mais