Clínica-Escola de Fisioterapia da FEMA amplia atendimento à comunidade
Estudantes do 4º ano do curso de Fisioterapia expandem práticas supervisionadas para novos setores de saúde, incluindo oncologia e cardiologia, sob a orientação de professores experientes
Os estudantes do 4º ano do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) iniciaram, nas últimas semanas de julho, o estágio supervisionado em Fisioterapia, uma etapa crucial na formação acadêmica.
Neste semestre, uma novidade marca o início das práticas da turma do quarto ano: a ampliação do atendimento, que anteriormente era realizado exclusivamente na Clínica-Escola de Fisioterapia da FEMA, para ambientes hospitalares, incluindo o ambulatório de oncologia do Hospital Regional de Assis (HRA) e, em um futuro próximo, a equipe de cardiologia da Santa Casa de Assis.
Acompanhados pelos professores supervisores e fisioterapeutas Dr. Alan Magalhães, Ma. Maria Eulalia Baleotti, Dra. Jéssica Micheletti e Dra. Cassia Saade Pacheco, os estudantes iniciaram suas atividades em campo no dia 29 de julho. Essa iniciativa busca proporcionar uma vivência prática mais abrangente, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.
O curso tem se destacado pelo crescimento constante e pela adaptação às necessidades do mercado. De acordo com a coordenadora do curso, professora Dra. Cassia Saade Pacheco, “o curso tem crescido muito a cada ano, e neste semestre tivemos a oportunidade de trazer mais aos estudantes sobre o mercado de trabalho em hospitais e equipes de saúde, oferecendo ao mercado de trabalho fisioterapeutas cada vez mais engajados nos serviços e equipes de saúde”, ressalta.
Além dos novos campos de atuação, os atendimentos de Fisioterapia realizados pelos estudantes do 4º ano já ocorrem na Clínica-Escola de Fisioterapia da FEMA, em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e nos territórios de saúde do município. Estudantes do 5º ano também participam ativamente, atendendo a população de Assis e região.
Os atendimentos são encaminhados pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), responsável pela distribuição de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os grupos são formados por pacientes que quando encaminhados para a clínica-escola, são avaliados e convidados para participarem. Temos também os pacientes que vêm de outros serviços conveniados com o nosso serviço, como do HRA, secretaria do esporte. Os funcionários da FEMA são agendados de forma direta. Todo paciente que quer ser atendido na FEMA e tem dúvida, ele pode ligar pra orientamos o que ele deve fazer. Existem casos em que o interesse é pedagógico, e em consenso com professores e coordenação de curso, a assistência ocorre de forma direta”, explica Dra. Cássia.
A Clínica-Escola desempenha um papel fundamental ao oferecer serviços de atendimento individual e em grupos à comunidade local, proporcionando tratamentos especializados e personalizados de forma totalmente gratuita. Nela os estudantes aplicam seus conhecimentos teóricos em situações reais sob a orientação dos professores, promovendo a integração entre ensino e serviço, e desenvolvendo habilidades essenciais para a prática profissional.
Para mais informações sobre os Grupos de Atendimento ou sobre a Clínica-Escola de Fisioterapia da FEMA, entre em contato pelo número (18) 3302-1055, ramal 1901.
Posts relacionados
FEMA realiza Simpósio de Saúde Mental com foco nos impactos das redes sociais
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promoveu, na noite de 9 de setembro de 2024, ...
Leia maisEstudantes destacam experiência prática oferecida pela FEMA no HRA
O curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) oferece aos seus ...
Leia mais