Notícias FEMA

Graduado em Informática ingressa em pós

Ex-aluno de Informática da FEMA passa em concorrido programa de mestrado da UTFPR antes mesmo da colação de grau

Leandro César da Cruz, profissional recém-formado no curso de Ciência da Computação, pela Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), ingressou como aluno regular no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Cornélio Procópio – PR, antes mesmo de colar grau.

A conquista é considerada um grande feito, visto que os processos de pós-graduação são difíceis e a continuidade acadêmica tem baixo incentivo no Brasil. Na FEMA, entretanto, isso é diferente. Leandro disse que só foi possível passar no processo do mestrado, por conta da orientação e do incentivo dos docentes do curso.

Os professores doutores Alex Poletto e Marisa Atsuko Nitto fizeram a indicação dele à UTFPR. A coordenadora do curso, professora mestra Diomara Barros, tirou as dúvidas do aluno e o incentivou a prestar o processo, já que ela também cursou sua pós-graduação na mesma instituição. Ela, inclusive, considera a entrada direta da graduação para o mestrado uma inspiração e incentivo para outros alunos.

O processo de seleção consistiu na submissão de um artigo, que funcionou como um pré-projeto, análise de currículo e indicação por escrito de dois professores doutores. A experiência prévia com a área acadêmica também contou pontos para a aprovação de Leandro no mestrado. Ele fez dois Projetos de Iniciação Científica (PIC), financiados pela FEMA, orientados pelo professor doutor Almir Camolesi.

O caminho educacional de Leandro é rico. Ele cursou parte da graduação de Engenharia da Computação e também quase concluiu o curso de Letras, na UNESP – Assis, abandonando no último ano. Seu sonho era mesmo entrar de cabeça na Informática. “A evolução da tecnologia faz com que essa seja uma das áreas mais promissoras e, por isso, eu decidi fazer minha graduação e mestrado na Computação”, falou Leandro.

A pesquisa de Leandro no mestrado pertence à área de concentração de Ciência da Computação, a linha de pesquisa é sobre Desenvolvimento guiado à teste (TDD), da área de Engenharia de Software, e é orientada pelo professor doutor Marco Aurélio Graciotto Silva. O trabalho será o aprofundamento de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na FEMA, em Inteligência Artificial, conduzido pelo professor doutor Luiz Ricardo Begosso. 

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos