Notícias FEMA

Flisol 2016 está com as inscrições abertas

Festival do software livre será realizado em 16 de abril

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema recebe a 11ª edição do Festival latino-americano de Instalação de Software Livre, o Flisol. Em 2016, o evento vai ocorrer no sábado, dia 16 de abril.

O objetivo é divulgar e aproximar a comunidade para o entendimento do que é o software livre. “Trata-se de usar, estudar, distribuir e melhorar o software livre. É muito mais do que simplesmente não pagar pela utilização de um software. É manter o espírito livre e distribuir”, explica o professor mestre Douglas Sanches da Cunha, responsável pela coordenação do evento na Fema.

Alunos da Ciência da Computação e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas participam ativamente do festival e têm como benefício o acúmulo de horas de estágio. Com a supervisão da Coordenação de Informática, eles elaboram e ministram oficinas. “Nossos estudantes têm o know-how para fazer esse trabalho e replicar para a sociedade o real significado do software livre”, comenta o professor Douglas Cunha.

Além das oficinas, a organização convidou o ex-aluno Juliano Martins para uma palestra no anfiteatro da faculdade. Atualmente na IBM, Martins desenvolve trabalhos justamente voltados à temática do Flisol. Na Fema, haverá ainda outras atividades com plantão de instalação e configuração de software e distribuição do GNU/Linux, independente do sistema operacional.

O Festival latino-americano de Instalação de Software Livre é aberto para toda a sociedade. Os interessados devem fazer a inscrição gratuitamente através do fema.edu.br/ci no link Flisol. O prazo para confirmar a participação termina nesta sexta-feira, dia 18 de março.

Esse ano, o Brasil não realizará o Flisol simultaneamente com o restante da América Latina, que tradicionalmente reserva o último sábado de abril. Devido aos feriados de Tiradentes e Descobrimento do Brasil, o evento será no dia 16 de abril. Em Assis e região, a Fema sediará o festival das 9h às 17h. A fundação está localizada na avenida Getúlio Vargas, 1200.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos