Notícias FEMA

Festival de Software Livre acontece dia 16 de abril

Inscrições para o Flisol 2016 estão abertas gratuitamente para os interessados

A 11ª edição do Festival latino-americano de Instalação de Software Livre, o Flisol, acontece no próximo dia 16 de abril, sábado, no campus da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema.

O professor mestre Douglas Sanches da Cunha, responsável pela coordenação do evento, explica as quatro liberdades que formam o objetivo central do festival. “Usar o software, distribuí-lo gratuitamente, abrir seu código fonte para aprender como foi construído e, por fim, promover melhorarias desse software. É muito mais do que simplesmente não pagar pela utilização de um software. É manter o espírito livre e distribuir”.

Alunos da Ciência da Computação e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da instituição participam ativamente do festival e têm como benefício o acúmulo de horas de estágio. Com a supervisão da Coordenação de Informática, os estudantes elaboraram 13 oficinas que serão ministradas por eles mesmos.

Além das oficinas, a organização convidou o ex-aluno Juliano Martins, que trabalha atualmente na IBM, para a palestra “O que o software livre pode fazer pela sua carreira?”, que acontecerá no anfiteatro da Fema.

Estão programadas também outras atividades com plantão de instalação e configuração de software e distribuição do GNU/Linux, independente do sistema operacional.

O professor Douglas Cunha ressalta que, apesar da natureza técnica do festival, todo o conteúdo oferecido pelo evento será apresentado de uma forma lúdica. “Não nos damos conta, enquanto usuários, que já usamos software livre. Queremos fazer uma troca com a sociedade e mostrar que a Fema está disponível para suprir a necessidade de todos, com ou sem conhecimento na área de Tecnologia”

O Festival latino-americano de Instalação de Software Livre é aberto para toda a sociedade. Os interessados devem fazer a inscrição gratuitamente através do fema.edu.br e clicar no banner do Flisol na página inicial.

Esse ano, o Brasil não realizará o evento simultaneamente com o restante da América Latina, que tradicionalmente reserva o último sábado de abril. Devido ao feriado prolongado de Tiradentes, a data foi antecipada para o dia 16. O Flisol na Fema, no bloco 7, começa às 9h com previsão de encerramento às 17h. A fundação está localizada na avenida Getúlio Vargas, 1200.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos