Notícias FEMA

FEMARondon está com inscrições abertas

FEMA-Rondon-blog

Projeto de Extensão Universitária busca formar multiplicadores e impactar comunidades locais com ações de interdisciplinaridade 

 

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) anuncia que estão abertas as inscrições para o FEMARondon, projeto de extensão que promove a interdisciplinaridade e desenvolve a autonomia dos alunos, além de aprimorar a tomada de decisões, comunicação, liderança, e contribuir para uma formação mais ética, humana e crítica. Ao todo, 15 alunos serão selecionados para integrar a nova turma do projeto.

 

O FEMARondon foi incorporado ao calendário de atividades da FEMA em 2012, por iniciativa de alunos e professores que participaram do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa. Após participarem de algumas operações, os participantes identificaram problemas similares aos enfrentados na região local, o que motivou a criação de um projeto próprio.

 

Os participantes do FEMARondon têm a missão de aplicar nos municípios da região Assis os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O objetivo principal é formar multiplicadores nas comunidades atendidas, capacitando a população para que mantenham as atividades de forma autônoma após o término do projeto.

 

Desde a sua criação, o FEMARondon já realizou operações em diversas cidades do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap), com mais de 150 alunos da FEMA participando e impactando cerca de 1.500 pessoas na região de Assis. A cada operação, são desenvolvidas oficinas específicas de acordo com as necessidades das áreas trabalhadas, abrangendo setores como Educação, Cultura, Esportes, Saúde, Comunicação, Empreendedorismo e Trabalho. “Estou no projeto desde 2017, comecei como voluntária no ano da segunda operação no município de Porto Almeida, e posso dizer que foi um presente. São dias de muita aprendizagem, tanto nos encontros de formação dos alunos FemaRondonistas, como nos momentos em que estamos com as comunidades”, enfatiza a profa. Dani Ferrarezi, que faz parte da coordenação do projeto.

 

Os alunos participantes do FEMARondon acumulam horas de atividades em seu curso de extensão, mas os ganhos são muito maiores, de acordo com o professor Paulo Sérgio da Silva (Pepê), um dos coordenadores do projeto. “Os estudantes viajam até as comunidades para conhecerem a realidade, estruturam oficinas com base nas necessidades da cidade e nas condições técnicas dos alunos. Eles vivem experiências fora do ambiente interno da faculdade. Nossa intenção é formar pessoas melhores, cidadãos melhores”, destaca Pepê.

 

Os interessados em participar do FEMARondon têm até o dia 7 de junho para confirmar sua inscrição no processo seletivo, que ocorrerá no dia 22 de junho. Qualquer aluno regularmente matriculado nos cursos de graduação da FEMA pode se inscrever. 

 

O projeto, este ano, inclui aproximadamente seis encontros quinzenais aos sábados e dois dias de operação em um fim de semana de setembro. Ao final do projeto, os estudantes receberão certificados de participação. As inscrições podem ser feitas através da “área do aluno” no site da FEMA. Não perca essa oportunidade de crescimento pessoal e profissional!

FEMA + Alegria inicia atividades de 2024 com reunião de integração

O projeto de extensão da FEMA atualmente reúne cerca de 35 participantes que estão se preparando ...

Leia mais

FEMA leva conhecimento e saúde à comunidade no Rotary Day

Estudantes de cursos da FEMA realizam atividades e avaliações gratuitas durante evento na FICAR ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos