Notícias FEMA

FEMA recebe exposição fotográfica “Sertões”

De 3 a 30 de junho de 2019 acontece, no hall do anfiteatro, a exposição fotográfica "Sertões", que reúne 30 imagens de um trabalho documental feito pelos fotógrafos Adriano Kirihara e Paulo Miguel, coordenador do curso de Fotografia da FEMA

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) recebe, de 3 a 30 de junho de 2019, no hall do anfiteatro, a exposição fotográfica “Sertões”, que reúne 30 imagens, sendo 15 fotos em preto e branco e 15 coloridas, resultado de um trabalho documental feito pelos fotógrafos Adriano Kirihara e Paulo Miguel, coordenador do curso de Fotografia da FEMA.

A viagem, que ocorreu em duas etapas – a primeira em outubro de 2018 e a segunda em abril de 2019 – foi desenhada para registrar o cotidiano dos povos e as belezas naturais de uma das regiões mais belas do sertão nordestino, pelos estados de Pernambuco e Bahia, onde a grandeza geográfica do bioma caatinga se expõem em grandes formações geológicas e paisagens exuberantes, locais que já serviram de cenário para filmes, seriados e novelas, como a Estação ecológica Raso da Catarina.

Neste mesmo ambiente vive o sertanejo, os vaqueiros encourados de gibão, que são um ícone do imaginário popular do Nordeste, na lida com o gado na caatinga. A dupla também registrou lugares onde viveram Lampião e Antônio Conselheiro, o modo de vida das pessoas e parte da história do Brasil, como as ruínas da antiga vila de Canudos (sertão descrito por Euclides da Cunha), que há 17 anos estava sob a água no açude de Cocorobó. A cultura nordestina se destaca nas imagens capturadas pelos fotógrafos como os tocadores de pífano e a dança e tradições do Reisado. 

Os fotógrafos 

Adriano Kirihara é jornalista, empresário e fotógrafo. Já trabalhou como editor na TV Fronteira, em Presidente Prudente, e como repórter na TV Grande Rio, em Petrolina, no interior de Pernambuco – ambas afiliadas da Rede Globo. A rotina de empresário faz com que viaje pelo Brasil e também pelo exterior. É quando aproveita para colecionar belas imagens das diversas cidades por onde passa, além dos seus povos e parques nacionais.

O jornalista e fotógrafo Paulo Miguel tem 40 anos de carreira, preenchidos entre a docência nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Fotografia, e sua atuação como fotojornalista e em estúdio de still. Seu trabalho como fotodocumentarista lhe rendeu exposições individuais e diversas participações em coletivas.  

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis ...

Leia mais

FEMA celebra a Cerimônia do Jaleco da T4 do curso de Fisioterapia

Na noite da última sexta-feira, 14 de junho de 2024, a Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos