Notícias FEMA

FEMA realiza II Pré-fórum de Educação Médica

Evento reuniu Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, professores e estudantes do curso de Medicina da FEMA para discutir a importância da extensão universitária na prestação de serviços à comunidade, e como incluí-la de maneira efetiva no currículo acadêmico

A coordenação e o apoio pedagógico do curso de Medicina, com o suporte das diretorias Acadêmica e Executiva da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e o Diretório Acadêmico do Curso de Medicina (Dama), realizaram o II Pré-Fórum de Educação Médica em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Assis, nos dias 17 e 18 de abril de 2023.

O objetivo do evento foi discutir sobre a Curricularização da Extensão Universitária (CEU) e aproximar os estudantes e professores dessa temática. Para isso, reuniu diversas especialistas para falar sobre o assunto durante a cerimônia de abertura, realizada na manhã do dia 17 de abril, no Cine FEMA Piracaia. Estiveram presentes, o diretor acadêmico, professor Me. Eduardo Augusto Vella Gonçalves; a vice-diretora acadêmica, professora Ma. Arlete Aparecida Marçal; coordenadores dos cursos da FEMA; professores do curso de Medicina; a secretária municipal de saúde, Cristiane Silvério de Andrade Bussinati; a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Assis, Benedita Quintiliano Pereira; o presidente do Diretório Acadêmico do curso de Medicina, Cleber Filho; além das palestrantes, estudantes do curso de Medicina e colaboradores da área da saúde de Assis.

No mesmo dia, foram realizadas diversas oficinas, que se estenderam até a manhã do dia 18, com apresentação e discussão dos resultados das oficinas sendo realizados no período da tarde, para então haver o encerramento do II Pré-Fórum de Educação Médica do curso de Medicina da FEMA.

O diretor acadêmico, professor Me. Eduardo Augusto Vella Gonçalves, declara que o momento oportunizado pelo Pré-fórum, onde a faculdade e comunidade se reúnem para discutir a inclusão da extensão universitária no currículo, é importante para garantir que esse trabalho seja feita de forma correta. “Neste momento histórico, a comunidade acadêmica, a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde se reúnem para discutir a curricularização da extensão universitária, que é fundamental para a prestação de serviços à comunidade. A educação se faz por meio do tripé de ensino, pesquisa e extensão, e agora é a vez de incluir a extensão no currículo. É importante conversar com a comunidade e aqueles que estarão na outra ponta para garantir que a inclusão da extensão seja feita da maneira correta. Como a professora Shirlene sempre diz, ainda há muito trabalho a ser feito e é preciso nunca se dar por satisfeito”, comenta Vella.

Em discurso, o coordenador do curso de Medicina, professor Dr. Jairo Cesar Dos Reis, contou que o estabelecimento da extensão universitária como obrigatoriedade ocorreu em 2018, mas o curso de Medicina da FEMA já estava se preparando para essa mudança bem antes disso. “O Conselho Nacional de Educação estabeleceu, em 2018, a inclusão da extensão universitária como disciplina obrigatória nos cursos superiores do Brasil. Isso foi motivado pela ideia de que um curso superior deve estar a serviço da comunidade. A partir daí, o Conselho Estadual de Educação (CEE) começou a realizar diligências para garantir a implementação dessa medida, incluindo até 10% da carga horária do curso em projetos de extensão. Porém, a Medicina da FEMA foi um dos primeiros a se adaptar a essa obrigatoriedade, graças à antecipação da professora Dra. Shirlene Pavelqueires, responsável pelo desenvolvimento da proposta de curricularização do curso. Agora, o Pré-fórum organizado permitiu compartilhamento e informação sobre o assunto”, conta o professor.

FEMA marca presença no 8º Encontro do Dia Mundial da Saúde

Estudantes e professores da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram ...

Leia mais

Estudantes prestam assistência aos atletas nos Jogos Escolares do Estado de SP

No dia 17 de abril de 2025, estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Fundação ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos