FEMA realiza colação de grau da 5ª turma de Medicina
A cerimônia relembrou os desafios superados e as conquistas obtidas ao longo do curso, destacando o esforço e a dedicação dos formandos
Na noite do dia 26 de julho de 2024, a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), através do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), celebrou a formatura da quinta turma do curso de Medicina. O evento, realizado no salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA), reuniu autoridades, docentes, familiares e amigos para comemorar a conquista dos novos médicos.
A mesa diretiva da cerimônia foi composta pelo presidente da FEMA, professor Me. David Lucio de Arruda Valverde; o diretor acadêmico, professor Dr. Ricardo Estefani; e o vice-diretor acadêmico, professor Me. Fernando Antonio Soares de Sá Junior. A coordenadora do curso de Medicina e nome da turma, professora Ma. Maria da Penha Belavenuta, também integrou a mesa, juntamente com o patrono dos formandos, professor Felipe Costa Vicente, a paraninfa da turma, professora Ricielly Alvarenga Campelo, e a patronesse, professora Marina Sartorão Maia. Os professores homenageados, Dr. Carlos Izaias Sartorão Filho e Hugo Belavenuta Pinto, além da funcionária Cláudia Correa Santos Silva, também integraram a mesa.
Durante a cerimônia, discursos emocionantes relembraram os desafios superados e as conquistas obtidas ao longo do curso, destacando o esforço e a dedicação dos formandos. Um desses momentos foi a homenagem ao Dr. Cilas Tavares Costa, falecido no ano passado. A coordenadora do curso, professora Penha, entregou uma placa em memória ao Dr. Cilas para seu filho, Silas Augusto Caruso Costa, aluno da 4ª etapa do curso de Medicina da FEMA.
O diretor acadêmico, professor Dr. Ricardo Estefani, ressaltou a importância da formação médica: “A formatura foi algo extremamente satisfatório. Tivemos toda a presença da comunidade de Assis, os pais, eu como médico vejo a importância dos profissionais, a qualidade que a gente está colocando no mercado de trabalho. Eu não tenho dúvida de que eles terão uma carreira brilhante, alguns trabalhando, outros indo para a residência médica, e futuramente virando professores da FEMA. A mensagem que a gente deixa é que cada um vai trilhar o seu caminho. Nós pensamos que seja um caminho da empatia ao paciente, da honestidade e da integralidade em relação ao cuidado. Então desejamos que esses alunos tenham carreiras brilhantes e que a medicina é um eterno aprendizado e um eterno estudo. Eu me lembro há mais de 20 anos, entrando na Faculdade de Medicina, os pais acompanhando, é um momento único. A graduação da medicina não é a única formação médica, mas sem dúvida nenhuma ela é a mais importante, para iniciar a possibilidade de a gente atingir voos maiores”, destacou.
A coordenadora do curso, professora Ma. Maria da Penha Belavenuta, também expressou seu orgulho e satisfação. “O sentimento é de grande emoção, satisfação por poder estar trabalhando nessa posição, nesse cargo, que é de muita responsabilidade. Hoje nós estamos formando a quinta turma e já tivemos o vestibular, vários alunos aprovados, 44 alunos da 17ª turma. Além de ser coordenadora, tive o privilégio de ser também nome dessa turma, e o sentimento é de uma emoção que não dá pra descrever. Você saber que marcou a vida daquele aluno, uma formação enquanto médico, enquanto um modelo de profissional a ser seguido, é indescritível a sensação. Eu sou conhecida como ‘Mãe Penha’ ou ‘Mãe da Med’, porque chamo todos os meus alunos de filhos e tenho esse carinho por eles”, compartilhou a professora.
A formanda Maria Julia Turola Custódio compartilhou seu sentimento de gratidão: “Eu tenho muita gratidão por estar aqui, por ter entrado na FEMA, ter tido essa oportunidade, sou muito grata pelos meus pais, pela minha família e pelos meus amigos que estiveram aqui também, então é um sentimento de gratidão e felicidade. Agora o plano para o futuro é trabalhar, dar plantão e passar na residência. Quero fazer residência na área de psiquiatria”, conta.
A quinta turma de Medicina da FEMA, carinhosamente chamada de T5, agora se prepara para ingressar no mercado de trabalho, levando consigo o compromisso de atuar com ética e responsabilidade. A FEMA parabeniza os novos médicos e reafirma seu compromisso em formar profissionais capacitados e dedicados à saúde e ao bem-estar da comunidade.
Confira todas as fotos do evento no Flickr da FEMA
Posts relacionados
Estudantes de Medicina capacitam professores de Assis em Primeiros Socorros
A turma XVI de Medicina da FEMA realizou uma série de capacitações em primeiros socorros para os ...
Leia maisLAPSIQ promove evento sobre psiquiatria e espiritualidade em Assis
A Liga Acadêmica de Psiquiatria de Assis (LAPSIQ), composta por estudantes do curso de Medicina da ...
Leia mais