Notícias FEMA

FEMA promove I Fórum de Educação Médica

O evento contou com diversas palestras, focadas em atender às resoluções apresentadas no Pré-Fórum de Educação Médica, realizado em abril deste ano

A coordenação do curso de Medicina do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA) da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promoveu, nos dias 10 e 11 de outubro de 2022, o I Fórum de Educação Médica, que reuniu professores e estudantes do curso no Anfiteatro da FEMA. Os temas apresentados, foram definidos a partir das resoluções apresentadas no Pré-Fórum de Educação Médica, realizado em abril deste ano.

No dia 10, o Fórum contou com uma Conferência de Abertura ministrada pelo professor Dr. Gilson Caleman, docente e chefe da disciplina de Administração e Planejamento em Saúde da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), consultor do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e Consultor do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Ministério da Saúde desde 2018.

Além disso, houve mais três Conferências que promoveram debates e reflexões. Os professores Bruno Déo de Oliveira e Dr. Guilherme Sauniti Lopes moderaram a primeira delas, sobre “Metodologias Ativas no Internato Médico”, que teve como convidado o professor da FAMEMA, Dr. Maurício Braz Zanolli. Logo depois, a assistente técnica da Diretoria de Extensão da FAMEMA, professora Ma. Maria Virgínia Lellis da Costa Andrade, falou sobre “A Contribuição da descrição das Atividades Profissionais Confiáveis (EPA’s) para o curso de Medicina”; conferência moderada pelos professores Cilas Tavares Costa e André Luiz Castilho. Para finalizar o primeiro dia de evento, os professores André Luiz Gonçalves Matheus e André Luiz da Silveira moderaram a Conferência sobre “Avaliação em Metodologias Ativas”, que contou com a convidada professora Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner.

Já no dia 11, os professores do curso de Medicina da FEMA participaram de três oficinas de trabalho, com os seguintes temas: Aprendizagem Baseada em Problemas (Cenário da Tutoria), A Simulação da Prática e seu Ciclo Pedagógico (Laboratório de Habilidades) e Reflexão da Prática e Portifólio Reflexivo. Todas as oficinas tiveram os membros do Núcleo de Avaliação do Curso de Medicina como facilitadores.

Na abertura do I Fórum de Educação Médica, o coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Jairo César dos Reis, agradeceu a todos que estavam participando do evento e reiterou a importância do Fórum para a faculdade, como uma forma de reflexão sobre a atuação dos professores, no papel de Docentes. “Sempre necessitaremos refletir sobre como estão nossas atuações em nossa prática diária. Isto se deve porque o modelo que temos de referência inicial é sempre a reprodução do que obtivemos em nossa trajetória como acadêmicos, e hoje a exigência na formação do médico mudou muito”, conta o coordenador.

Dr. Jairo completa dizendo que, felizmente, a FEMA iniciou o seu curso de Medicina com o modelo de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, o que possibilitou muitos progressos durante os sete anos do curso. “Sabemos que o grande beneficiado com esse trabalho, pautado em metodologia ativa de ensino e aprendizagem, é o estudante. Mas para mim, a ocorrência desse fórum também é uma evidência do propósito que temos, que é demonstrar a importância de um curso de Medicina para uma determinada região onde ele está inserido e ofertar um profissional formado pela FEMA com todos os atributos cognitivos e habilidades de acolhimento, para tratar o bem maior que a pessoa possui: sua saúde”, declara.

A vice-diretora acadêmica do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), professora Ma. Arlete Aparecida Marçal, trouxe uma reflexão muito profunda em seu discurso na abertura do evento, declarando que: “Ontem eu recebi uma música de um amigo meu que me deixou reflexiva sobre um dos versos, que dizia ‘viver é como afinar um instrumento, a toda hora e a todo momento. De dentro para fora e de fora para dentro’. Eu fiz um comparativo e pensei exatamente na educação. Nós temos que ‘afinar um instrumento’ constantemente, revendo procedimentos, aperfeiçoando a nossa maneira de ensinar… é exatamente isso que estamos fazendo aqui no Fórum. Estamos muito felizes, enquanto FEMA, porque é através desse evento que conseguimos ver a direção em que o curso está e onde ele quer chegar”, afirma Arlete.

FEMA marca presença no 8º Encontro do Dia Mundial da Saúde

Estudantes e professores da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram ...

Leia mais

Estudantes prestam assistência aos atletas nos Jogos Escolares do Estado de SP

No dia 17 de abril de 2025, estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Fundação ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos