Notícias FEMA

FEMA participa festival de Informática

Cursos de Informática participam, em 28 de abril, do maior evento de divulgação de softwares livres da América Latina.

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), participa, com os cursos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação, do Festival de Instalação de Software Livre da América (FLISoL), que é o maior evento de difusão de Software Livre na América Latina. O evento acontece no mesmo dia em 20 países e mais de 100 municípios no Brasil. O festival acontecerá das 9h às 12h e das 13h às 17h, nos Laboratórios de Informática na FEMA, no Bloco 7 do campus.

Em Assis, a organização do evento é realizada pela Coordenadoria de Informática da FEMA, que tem o professor doutor Alex Poletto a frente, e o professor Douglas Sanches da Cunha é o responsável pela programação do evento. Atualmente existe uma infinidade de softwares livres conhecidos que são gratuitos. “Existem muitos softwares livres a disposição na rede, que não são utilizados por falta de conhecimento. A maioria das pessoas está acostumada a usar softwares pagos e nem sempre atentam para o fato de que ao solicitarem uma instalação em seu computador ou notebook podem estar utilizando um programa que não é legalizado”, pontuou professor Douglas.

Nesse aspecto, o FLISoL cumpre a função de divulgar os softwares livres que estão disponíveis para usar na rede, sem qualquer custo e muitos benefícios. Douglas ainda cita o exemplo do Software Libre Office, que oferece editor de textos, planilha, apresentação, editor de desenhos e banco de dados. Por ser pouco conhecido, o software não é muito utilizado.

Segundo Alex Poletto, o FLISoL é gratuito e destinado a estudantes, acadêmicos, empresários, trabalhadores, funcionários públicos e mesmo pessoas sem conhecimentos de informática. O evento é diversificado e oferece várias atividades aos participantes. As pessoas poderão conhecer mais sobre o assunto, participando das oficinas e da palestra. Inscrições, programação e mais informações sobre o evento podem ser encontradas em nosso site.

SOBRE O FLISoL

O festival ocorre desde 2005, sempre no 4º sábado do mês de abril. O principal objetivo é promover o uso de softwares livres, informando o público sobre filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento. No dia do evento as várias comunidades de software livre, que envolvem os países, cidades e sedes, realizam várias atividades relacionadas à divulgação dos softwares. Acontecem atividades como a instalação de forma gratuita e totalmente legalizada destes softwares nos computadores e notebooks dos participantes.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos