Notícias FEMA

FEMA luta pela volta da Oncologia em Assis

FEMA e Prefeitura Municipal unidas pela volta da Oncologia em Assis! A FEMA apoia a Prefeitura na ação judicial contra o Estado e a União, pedindo a volta do serviço de Oncologia para o Hospital Regional de Assis (HRA)

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) está lutando, junto à Prefeitura Municipal, pela volta do serviço de Oncologia para o Hospital Regional de Assis (HRA). Em março de 2017, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde, descredenciou o Hospital Regional como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).

A FEMA, enquanto instituição pública municipal e entidade de ensino superior, que tem três cursos relevantes na área de saúde – Medicina, Enfermagem e Fisioterapia – está participando ativamente com a Prefeitura, pela volta do serviço de Oncologia para Assis. Inclusive, na semana passada, Arildo Almeida e Eduardo Vella, respectivamente presidente e diretor da FEMA, estiveram na capital paulista, para uma reunião, de trabalho com Marco Antonio Zago, Secretário Estadual da Saúde de São Paulo. O Deputado Estadual Ricardo Madalena esteve junto com a Direção da FEMA para a reunião.

Na pauta, estavam vários aspectos problemáticos da saúde da região, bem como a volta da Oncologia para o Regional. “A FEMA, por meio de seu conselho de curadores, se coloca na condição de que os assuntos importantes da comunidade têm que passar pelo debate da instituição, pelos professores e pensadores, pela comunidade acadêmica como um todo. É papel da FEMA atuar junto à sociedade, na luta e na decisão de questões importantes para a cidade e a região”, salientou Arildo Almeida, presidente da FEMA. 

Desde o ano passado, o prefeito de Assis, José Fernandes, junto aos demais prefeitos da região, que integram o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), têm feito inúmeras tentativas políticas, pela retomada do serviço de Oncologia. No entanto, todos os esforços até agora foram em vão.

Desta forma, a Prefeitura de Assis decidiu buscar meios mais efetivos para esta luta. O município entrou, via Assessoria Jurídica da Prefeitura, representada pela Secretária de Negócios Jurídicos, Marina Perini Antunes, com uma ação jurídica de improbidade contra o Estado e a União, para que a Oncologia volte para Assis, já que atualmente os pacientes diagnosticados com câncer, que estão em tratamento, precisam se locomover até as cidades de Marília, Ourinhos e Jaú.

Nesta segunda-feira, 2 de julho de 2018, aconteceu a primeira audiência virtual, por videoconferência, chamada de audiência de instrução, na qual participaram vários órgãos competentes da saúde, como o Ministério da Saúde. Foram mais de quatro horas de audiência e a Prefeitura de Assis e a FEMA estão confiantes que a Justiça Federal decidirá pela volta da Oncologia para a cidade.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos