Notícias FEMA

FEMA inaugura Policlínica na UBS Bonfim

Unidade é uma das sete que estão sendo entregues em espaços de saúde do SUS em Assis

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em parceria com a Prefeitura de Assis, inaugurou no dia 25 de outubro de 2019 a Policlínica FEMA Bonfim, na Vila Palhares. Essa é a segunda de sete unidades de saúde do município a receberem as centrais de atendimento. A primeira foi inaugurada na semana passada, na ESF Vitória, na Vila Progresso, e as outras cinco próximas serão Prudenciana, COHAB IV, Vila Maria Isabel, Jardim Paraná e Vila Operária.

A ideia é trazer os alunos do curso de Medicina para fora da sala de aula e dar a oportunidade de, na prática, oferecer um atendimento mais humanizado, exclusivamente pelo SUS. Segundo Eduardo Vella, diretor executivo da FEMA, a implantação das Policlínicas faz parte do plano pedagógico feito para o curso e que era uma necessidade oferecer essa oportunidade aos alunos. “Este é o grande ganho dos alunos – sair da teoria e vir para prática, de olhar para as pessoas e de poder efetivamente praticar a medicina, com a supervisão dos professores”, fala Vella.

Para Gerson José Beneli, diretor acadêmico da FEMA, essa parceria com a Prefeitura de Assis é o que possibilitou trazer aos bairros a possibilidade de receber o atendimento ensinado e oferecido pela FEMA, através de seus alunos. O prefeito de Assis, José Fernandes, enfatiza que essa parceria com a FEMA “é a valorização da atenção básica. A saúde em Assis caminha a passos largos e essa parceria entre poder público e FEMA dá um ganho significativo”.  

A policlínica atende as pessoas que moram no entorno da unidade de saúde, mas o plano é que, em um futuro próximo, provavelmente em 2020, pessoas que moram em bairros distantes das unidades poderão, de acordo com as suas necessidade de marcação de consultas e exames, serem atendidas.  O atendimento é feito individualmente pelos alunos e depois são discutidos todos os casos com o professor responsável pela área médica, levando em consideração a história clínica do paciente e os exames físicos realizados pelo aluno.

A Policlínica fica na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bonfim, rua Senhor do Bomfim, 48, Vila Palhares.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos