FEMA e Laboratório Hebron promovem curso no Hospital Regional de Assis
Capacitação realizada em junho teve como público alvo os profissionais de saúde do Hospital Regional de Assis

Entre os dias 4 e 5 de junho, o Laboratório Hebron, em parceria com a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), promoveu uma capacitação para os profissionais do Hospital Regional de Assis (HRA) sobre prevenção e cuidados de hemorragia pós-parto (HPP). O treinamento foi ministrado pelo consultor hospitalar Murilo Fagliari e teve como foco o uso do medicamento Misoprostol no tratamento e na profilaxia da HPP.
O evento foi organizado pelo professor Dr. Carlos Sartorão, do curso de Medicina da FEMA, com o apoio da professora Dra. Talita Domingues Caldeirão, dos alunos que participam da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGOA), do curso de Medicina, e do projeto de extensão FEMINA, do curso de Enfermagem. Durante os dois dias de capacitação, foi enfatizada a importância do acolhimento às pacientes com predisposição para hemorragia pós-parto, possibilitando o início rápido do tratamento e a adoção de procedimentos para conter o sangramento e evitar a morte da paciente.
Murilo Fagliari destacou a importância da educação continuada para os profissionais da saúde. “O objetivo da Hebron é fazer essa educação continuada junto aos profissionais que estão na ponta, para que eles usem de forma correta o medicamento conforme o protocolo da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO)”, comentou.
A hemorragia pós-parto (HPP) é uma emergência obstétrica que pode ocorrer após o parto vaginal ou cesariana, afetando entre 4% a 6% de todos os partos, segundo estimativas. A capacitação buscou não apenas aprimorar o conhecimento técnico, mas também reforçar a importância do atendimento humanizado e eficiente, crucial para salvar vidas e melhorar a qualidade dos cuidados prestados às pacientes.
Posts relacionados

Estudantes de Enfermagem promovem ação de incentivo à amamentação em ESF
Em alusão ao Agosto Dourado – mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento ...
Leia mais
FEMA participa de simulação de emergência no SESI Assis
No dia 27 de agosto de 2025, um grupo de estudantes do curso de Medicina da Fundação ...
Leia mais