Notícias FEMA

FEMA celebra Dia do Advogado e da OAB-SP

Data é comemorada com palestras e abertura de exposição

Agosto é um mês festivo para os profissionais do Direito. No dia 11, foi comemorado o Dia do Advogado e os 85 anos de fundação da OAB-SP. A FEMA promoveu eventos para celebrar as datas.

“Esse dia marca a criação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil, em Olinda e São Paulo”, conta o professor Gerson José Beneli, coordenador do curso de Direito da FEMA. “Antes, os filhos de famílias mais abastadas iam para Coimbra, em Portugal, para estudar Ciências Jurídicas”.

O início dos cursos de Direito, lembra o professor, tiveram grande influência dos docentes portugueses. “Diversos profissionais vieram para o Brasil para lecionar nas então faculdades recém-lançadas. Por isso, até hoje se tem essa relação de proximidade no Direito entre os dois países”.

11 de agosto também é um momento importante para os profissionais da área. Em 1932, surgia a Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo. A OAB-SP é a maior seccional do país com mais de 350 mil advogados e 15 mil sociedades inscritos. São 229 subseções, incluindo a do município de Assis.

“Um ano depois da fundação da seccional paulistana surgiu a subseção de Assis. Isso demonstra a importância da nossa região”, destaca Beneli. “A história da OAB é marcada por muito trabalho, com participação em questões institucionais, na luta democrática e pelos direitos, e sempre à favor das liberdades”.

Ana Lúcia Malpique Feliciano (à esq.), formada na FEMA, durante solenidade de entrega das carteiras da OAB, na seccional de Assis. (Foto: FEMA)

Ana Lúcia Malpique Feliciano (à esq.), formada na FEMA, durante solenidade de entrega das carteiras da OAB, na seccional de Assis. (Foto: FEMA)

Em comemoração aos seus 85 anos, a OAB-SP e a FEMA desenvolveram juntos uma exposição. Ao todo, 24 placas, fixadas na entrada do anfiteatro da fundação, resgatam grandes momentos da trajetória da OAB, da instalação dos primeiros cursos jurídicos no país e traz ainda uma galeria de imagens com todos os presidentes da OAB-SP.

A abertura dessa exposição aconteceu na FEMA na semana passada, com a presença do presidente da OAB-Assis, Carlos Pinheiro. No evento, ele falou aos alunos da faculdade ressaltando os valores e os princípios éticos que regem a profissão.

Entrega de Carteiras

Neste ano, a OAB-Assis promoveu no Dia do Advogado a entrega das carteiras dos aprovados no exame da ordem, na subseção de Assis. Dos 22 novos profissionais, 11 são estudantes formados na graduação de Direito da FEMA.

“Nossas aprovações estão acima da média nacional, e isso está representado na entrega dessas carteiras”, destaca o coordenador Gerson José Beneli. “É uma alegria, uma satisfação, ver que o nosso curso vem dando bons frutos e que atende aos anseios da nossa sociedade”. 

Exposição instalada na FEMA lembra os 85 anos da OAB-SP. (Foto: FEMA)

Exposição instalada na FEMA lembra os 85 anos da OAB-SP. (Foto: FEMA)

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos