Fema assina novo financiamento com o Fehidro
Projeto vai analisar qualidade da água das nascentes urbanas de Assis

Recentemente, a Fundação Educacional do Município de Assis – Fema assinou contrato junto ao Fehidro, Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para estudo que vai analisar a qualidade da água das nove nascentes urbanas de Assis.
O valor do financiamento, R$ 200.642,10, será utilizado para a compra de uma sonda para análise de sete parâmetros no próprio local de coleta. Um desses parâmetros é o oxigênio dissolvido, que verifica a quantidade de oxigênio na água das nascentes.
O projeto foi enviado ao comitê de bacias em 2015 e aprovado no mesmo ano. Por questões de ordem burocrática, a assinatura do convênio se deu apenas em março de 2016. O responsável legal é o presidente do Conselho Curador da Fema, o professor Ulysses Telles Guariba Netto, e a professora Patrícia Cavani Martins de Mello responde à parte técnica da pesquisa.
É a primeira vez que um estudo dessa natureza é realizado no município. A execução caberá ao Cepeci, o Centro de Pesquisas de Ciências. A proposta levou em conta o projeto de revitalização das nascentes urbanas apresentado pela Secretaria do Meio-Ambiente de Assis. O Cepeci compartilhará os resultados da pesquisa junto à secretaria.
Esse é o segundo financiamento entre Fema e Fehidro em 2016. Em fevereiro, foram liberados recursos para um outro estudo que está avaliando a qualidade das águas na sub-bacia do Pari, no médio Paranapanema, e a quantidade de metais presentes.
Os profissionais envolvidos em ambos os estudos têm 12 meses para apresentar um relatório final, e assim a última parcela é liberada (na primeira parcela, 90% do valor é fornecido).
O Fehidro atua como fomentador de recursos financeiros, porém cabem aos agentes técnicos acompanhar o projeto. Nas linhas de pesquisa em andamento no Cepeci da Fema, caberá a Cetesb, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, o monitoramento dos projetos.
O Centro de Pesquisas de Ciências conta com linhas de estudos na área da qualidade de água e alimentos. Analisa, ainda, a qualidade dos produtos agropecuários e das sementes. O setor é formado atualmente por três técnicos e seis estagiários do curso de Química Industrial.
Posts relacionados

Professora da FEMA media debate em evento de 10 anos da Lei de Inclusão
A professora Ma. Fernanda Cenci Queiroz foi uma das participantes do seminário “10 Anos da Lei ...
Leia mais
Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem projeto no Ernani Rodrigues
Entre os dias 26 de março e 11 de junho de 2025, estudantes do terceiro ano do curso de Enfermagem ...
Leia mais