Notícias FEMA

Ex-aluna tem artigo publicado em e-book

Giovanna Macedo Garcia, formada em Química pela FEMA, foi convidada pela Editora Atena à publicar o artigo desenvolvido com os resultados do seu Projeto de Iniciação Científica (PIC)

Giovanna Macedo Garcia, ex-aluna do curso de Química da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), foi convidada pela Editora Atena a publicar o artigo que produziu com os resultados de seu Projeto de Iniciação Científica (PIC), que ficou em 2º lugar na Semana de Química de 2019.

O artigo, intitulado “Efeito da Cobertura Comestível à Base de Amido de Mandioca e Óleo Essencial de Canela na Conservação Pós-Colheita de Goiabas”, que teve a orientação da professora doutora Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química, e a co-orientação da professora mestra Elaine Amorim Soares, coordenadora do Centro de Pesquisas em Ciências (Cepeci), avaliou o efeito da aplicação do revestimento e, de acordo com os resultados obtidos, foram eficientes para controlar o amadurecimento das goiabas, permitindo estender a vida útil quando comparada às goiabas in natura.

Segundo Giovanna, o trabalho desenvolvido pela pesquisa é de grande importância tanto para o mercado agrícola quanto para o mercado de alimento, pois esse biopolímero além de aumentar o tempo de prateleira de frutos, fazendo com que a perda desses frutos diminua, também pode servir como alternativa para substituir polímeros sintéticos e o óleo essencial de canela utilizado também teve um bom resultado como antibactericida e antifúngico, não tendo uma alteração no sabor do fruto.

Para a aluna, “foi muito gratificante e importante para meus estudos poder desenvolver essa pesquisa, pois me fez ter mais conhecimento sobre o assunto e também sobre como desenvolver um estudo científico. Um dos maiores desafios que enfrentei durante todo o processo foi encontrar as goiabas, pois tinha que estar todas no mesmo estágio de maturação, com o mesmo tamanho, sendo mais semelhante possível. Nas análises, foram realizados em três períodos e para ter um ótimo trabalho foram realizadas várias análises, utilizando dois os laboratórios da FEMA.

O texto completo está disponível para download no site da Editora Atena e pode ser acessado através do link. Para a FEMA é uma honra e um orgulho fazer parte de mais essa conquista de um dos nossos alunos. É com imensa felicidade que a FEMA parabeniza Giovanna Macedo Garcia , por ter tido seu artigo escolhido para ser publicado por essa grande editora de divulgação científica.

“Quero agradecer primeiramente a FEMA, que me permitiu realizar esse projeto. As professoras Mary Leiva e a Elaine Amorim, que acreditaram que eu poderia desenvolver este trabalho e por desenvolver o trabalho comigo. Agradeço também a todos os meus amigos que me ajudaram de diferentes formas, como o Sérgio, analista do Cepeci, que me ajudou muito nas análises e resultados. Minhas amigas, Carolina Espinoza e Nagela Farias, que também foram essenciais para o trabalho. Além da ajuda de outros profissionais que se envolveram de alguma forma com o meu trabalho, como o Fernando, responsável pelo laboratório de química da FEMA, que esteve disposto a me auxiliar em tudo, ao pessoal do Cepeci e a turma de 2019 de química junto com os professores. Sou muito grata à tudo”, finaliza a ex-aluna.

Parceria entre FEMA e Arquivo da Propaganda amplia acesso a acervo publicitário

O curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) ...

Leia mais

Professores e alunos promovem ação na UBS Fiúza no Dia Nacional do Diabetes

No último dia 26 de junho, os alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos