Notícias FEMA

Estudantes destacam experiência prática oferecida pela FEMA no HRA

A vivência prática, aliada ao conhecimento teórico, capacita os futuros fisioterapeutas a enfrentarem os desafios da profissão com competência e segurança

O curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) oferece aos seus estudantes a oportunidade de participar de estágios supervisionados no Hospital Regional de Assis (HRA) e na Clínica-Escola de Fisioterapia da FEMA. Esse estágio tem se mostrado uma experiência enriquecedora e transformadora para os estudantes, proporcionando-lhes vivências práticas essenciais para sua formação profissional.

 

A professora Mariana Bertoche, responsável pela supervisão dos estágios, destaca a importância dessa prática na formação dos estudantes. Segundo ela, “os estágios são fundamentais para que os estudantes possam aplicar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula e desenvolver habilidades práticas essenciais para a atuação profissional”, ponderou a professora.

 

A estudante do 5º ano de Fisioterapia, Isadora Fernandes, revela que cursar Fisioterapia na FEMA lhe proporciona experiências únicas. “Se eu estudasse em outra instituição de ensino que não fosse a FEMA, talvez eu não teria as experiências que estou tendo no estágio. Uma dessas experiências que mais me marcou foi poder atender os pacientes no Hospital Regional, através do nosso estágio de Fisioterapia Cardiorrespiratória, supervisionado pelas professoras Mariana Bertoche e Carolina Takahashi. Nesse setor, vivenciamos na prática a atuação da Fisioterapia no hospital, tanto na área da enfermaria quanto na unidade de terapia intensiva (UTI)”, disse a estudante.

Isadora também ressalta a importância do aprendizado prático oferecido na instituição. “Tive a oportunidade de conviver com profissionais incríveis (médicos, fisioterapeutas e enfermeiros), atender pacientes com diversas patologias diferentes e estudar esses casos clínicos, adquirindo ainda mais conhecimento. Pude acompanhar a evolução dos nossos pacientes e ver o quanto a Fisioterapia muda a vida deles. Na última semana, tive a oportunidade de montar um ventilador mecânico e testá-lo, para que depois ele fosse usado pelos pacientes da UTI. Sou muito grata a tudo que vivo aqui na FEMA, e poder aprender com os meus professores é um privilégio. Me sinto completamente segura para atuar como fisioterapeuta quando sair daqui e indico de olhos fechados o curso de Fisioterapia da FEMA para todos aqueles que têm interesse nessa área”, contou.

 

Maria Vitória Antônia dos Santos, também no 5º ano de Fisioterapia, reforça a importância do estágio. “Passar pelo estágio hospitalar me fez sair da minha zona de conforto. A vivência dentro de um hospital, tanto no ambulatório quanto na UTI, é extremamente importante. Consegui aprender e ver muitos casos diferentes que até então eu conhecia somente na teoria, mas tendo essa vivência no hospital foi incrível. Poder ajudar cada paciente ali é algo único. Realizamos também a montagem do ventilador mecânico, algo muito diferente, pois na maioria das outras faculdades, só se sabe sobre ventilador mecânico em uma pós-graduação especializada para esta área. Aprender isso durante o estágio me preparou muito, e me sinto segura para entrar na área de trabalho, caso eu escolha seguir esta área”, finalizou a estudante. 

 

A experiência dos estágios supervisionados no HRA e na Clínica-Escola de Fisioterapia da FEMA prepara os estudantes para atuarem em diversas áreas da Fisioterapia, oferecendo uma formação completa e de qualidade. A vivência prática, aliada ao conhecimento teórico, capacita os futuros fisioterapeutas a enfrentarem os desafios da profissão com competência e segurança.




Estudantes de Medicina capacitam professores de Assis em Primeiros Socorros

A turma XVI de Medicina da FEMA realizou uma série de capacitações em primeiros socorros para os ...

Leia mais

FEMA abre inscrições para contratação de preceptores no curso de Medicina

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) publicou o Edital nº 13 de 18 de outubro de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos