Estudantes de Engenharia e Arquitetura visitam obra do Studio Light Assis
Parceria com a Suli Incorporadora proporciona experiência prática em obra de grande porte e destaca o sucesso de estudante estagiário no projeto
No dia 21 de setembro, os estudantes do curso de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de uma visita técnica à obra do Studio Light Assis, localizada no centro da cidade. A atividade foi resultado de uma parceria entre a Suli Incorporadora e a FEMA, proporcionando aos estudantes uma experiência prática em uma obra de grande porte.
Durante a visita, os estudantes foram guiados pelo engenheiro responsável, Pedro Vinicius Silva, e por Mateus Condulucci da Silva, estudante do segundo ano de Engenharia Civil da FEMA e estagiário da obra. Eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto os desafios de trabalhar em um espaço reduzido e com as complexidades que envolvem a execução de grandes obras residenciais.
O coordenador do curso de Engenharia Civil da FEMA, professor Me. André Campos Colares Botelho, destacou a importância dessas experiências para a formação dos estudantes. “Ações como essa dão para os nossos estudantes um pouco do conhecimento da ação do engenheiro civil em grandes obras residenciais e com grandes desafios. Um outro ponto de imensa importância é poder ver e se orgulhar de um dos nossos estudantes já trabalhando na área com grande sucesso e conseguindo cumprir todos os desafios que são colocados para ele”, comentou o professor.
Mateus também compartilhou sua experiência, refletindo sobre o aprendizado tanto como estudante quanto como estagiário. “Mesmo como estagiário da obra na qual foi realizada a visita, pude absorver conhecimentos que ainda não havia compartilhado dentro do canteiro. Estamos em um constante aprendizado e devemos analisar como cada um irá se encaixar em nossas carreiras profissionais. Além disso, pude contribuir com os conhecimentos que obtive durante o período em que estive presente no estágio. A experiência de estar dos dois lados é desafiadora; ficamos receosos de falarmos algo errado como profissional, mas querendo contribuir para o conhecimento dos outros. Enquanto alunos, sabemos o que estão entendendo ou não, e esse foi meu foco durante a visita, esclarecer aquilo que alguns tiveram dificuldade de entender, detalhando as etapas”, explica.
O estudante também destacou a importância de mostrar aos colegas a realidade de um canteiro de obras: “Nossa maior preocupação era mostrar a realidade do que acontece dentro de um canteiro para que os alunos entendessem para qual caminho estão seguindo. Durante a visita, foram passadas as estratégias usadas para as etapas da construção, como a parte de superestrutura, além de compartilhar alterações feitas no processo para mostrar que mudanças são inevitáveis, mas devem ser sempre consultadas com a equipe e o projetista. Mostramos também alguns projetos estruturais, arquitetônicos, hidrossanitários e elétricos para um aproveitamento completo dos visitantes”, finaliza Mateus.
Essa visita técnica reforça o compromisso da FEMA em proporcionar uma educação de qualidade, conectada com o mercado de trabalho e a realidade profissional, preparando seus estudantes para atuarem com excelência nas suas áreas.
Posts relacionados
Alunos de Arquitetura e Engenharia participam de palestra sobre acessibilidade
Na noite do dia 7 de outubro de 2024, estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia ...
Leia maisFeira de Profissões atrai aproximadamente 3 mil estudantes em sua 2ª edição
A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) encerrou, no dia 3 de outubro, a segunda ...
Leia mais