Notícias FEMA

Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem roda de conversa na ESF Vila Cláudia

Iniciativa busca identificar e atender às necessidades de saúde da população local, destacando a importância da educação em saúde no tratamento não medicamentoso de doenças crônicas

Um grupo de estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) promoveu uma roda de conversa na Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Cláudia, abordando temas relacionados à alimentação saudável. A iniciativa, parte de um projeto de extensão curricular, teve como objetivo identificar e atender às necessidades de saúde da população local, sendo coordenada pela professora Ma. Maria José Caetano Ferreira Damaceno.

 

A atividade é uma das ações realizadas pelos grupos do primeiro ano do curso de Enfermagem dentro da unidade de extensão universitária. Para isso, foi necessário identificar as necessidades da população do território, que, segundo a professora, apresenta um alto número de hipertensos, diabéticos e pessoas com risco de desenvolver essas doenças.

 

Os alunos realizaram visitas domiciliares, aplicando o conhecimento adquirido na faculdade, com foco em identificar como a população lidava com essas doenças, suas dificuldades no tratamento medicamentoso e não medicamentoso, e foi observado que a maior dificuldade em comum era a questão alimentar.

 

A roda de conversa, realizada sob o tema “Plantando Prevenção e Colhendo Saúde”, aconteceu no dia 29 de abril, às 18h, durante o “Boa Noite Saúde”, com a participação de mais de 20 pessoas. Os alunos conduziram discussões e dinâmicas para envolver a população, que pôde compartilhar suas dúvidas e dificuldades relacionadas à alimentação saudável.

 

A ação demonstrou ser muito satisfatória, possibilitando uma troca de experiências e informações entre os estudantes e a comunidade, reforçando a importância da educação em saúde e do acompanhamento coletivo como parte do tratamento não medicamentoso dessas doenças crônicas.

 

Essas atividades são fundamentais para a formação dos futuros profissionais de saúde, pois proporcionam uma vivência prática e uma maior compreensão das necessidades da população, contribuindo para uma atuação mais humanizada e eficaz no cuidado com a saúde.




Professores e alunos promovem ação na UBS Fiúza no Dia Nacional do Diabetes

No último dia 26 de junho, os alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Estudantes de Medicina e Enfermagem publicam artigos em revista internacional

Diversos estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina da Fundação Educacional do Município de ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos