Estudantes de Enfermagem da FEMA promovem projeto no Ernani Rodrigues
Iniciativa abordou temas como sexualidade, prevenção de ISTs, uso de drogas e cuidados com o corpo, promovendo informação e diálogo entre estudantes do Ensino Fundamental II em Assis
Entre os dias 26 de março e 11 de junho de 2025, estudantes do terceiro ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) desenvolveram um projeto de educação em saúde com alunos do 7º e 8º anos da Escola Estadual Professor Ernani Rodrigues, em Assis (SP). A iniciativa aconteceu no contexto da unidade de extensão da disciplina ministrada pela professora Elizete Melo.
O projeto foi conduzido por meio da eletiva “Adolescer”, ofertada semanalmente na escola, e teve como foco abordar, de forma acessível e participativa, temas sensíveis e relevantes para o desenvolvimento de adolescentes. Entre os assuntos tratados estavam: corpo e mente na adolescência, puberdade, ciclo menstrual, sexualidade, identidade de gênero, métodos contraceptivos, ISTs, álcool e drogas, além de cuidados com o corpo e prevenção ao abuso sexual.
A adolescência foi reconhecida como uma fase-chave para a construção de valores e hábitos. Então a proposta pedagógica se baseou na escuta ativa, no cuidado integral e na promoção da saúde. A cada encontro, os estudantes da FEMA buscaram criar um espaço seguro de diálogo, respeitando as experiências e particularidades dos adolescentes.
Durante a eletiva, foram realizadas aulas teórico-práticas com uso de dinâmicas, rodas de conversa e materiais visuais. O objetivo era promover não só o acesso à informação, mas também o protagonismo juvenil, incentivando reflexões e trocas sobre temas muitas vezes considerados tabus.
A participação dos estudantes da escola foi intensa. Ao longo das semanas, eles demonstraram interesse crescente pelos assuntos abordados. No encerramento, os adolescentes apresentaram produções finais que refletiram o aprendizado e o impacto emocional da experiência.
Além dos ganhos para o público-alvo, a ação também foi uma oportunidade de aprendizado para os futuros enfermeiros. Os acadêmicos relataram que a vivência os ajudou a desenvolver habilidades como empatia, escuta qualificada e comunicação clara, fundamentais para a prática profissional, especialmente em contextos escolares e comunitários.
A atividade reforçou a importância da presença da enfermagem no ambiente escolar como forma de promover saúde, prevenir riscos e fortalecer a autonomia dos adolescentes diante de suas escolhas e vivências.
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