Caso Tio Paulo: Alunos realizam simulação de audiência de custódia
Atividade prática proporcionou uma reflexão sobre questões éticas e jurídicas do caso
Os estudantes do Núcleo de Prática Jurídica da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), sob a orientação do professor Me. Cláudio José Palma Sanchez, participaram de uma simulação de audiência de custódia, focada no caso midiático conhecido como “Tio Paulo”.
A atividade envolveu aproximadamente 40 alunos do primeiro e quarto ano do período da manhã, que se empenharam em representar diferentes papéis fundamentais no contexto jurídico, como Ministério Público, Defensoria e Magistrado.
O objetivo principal da simulação foi proporcionar aos estudantes uma experiência prática no âmbito do Direito Penal e Processo Penal, permitindo-lhes analisar a legalidade da prisão, discutir a possível concessão de liberdade para a ré, além do enquadramento do caso no âmbito jurídico, a aplicação do Estatuto do Idoso na situação e reflexões sobre as implicações éticas e sociais do caso real.
O caso “Tio Paulo” remete a um incidente ocorrido no dia 16 de abril de 2024, quando Erika Souza Vieira Nunes tentou sacar um empréstimo de 17 mil reais em nome de seu tio falecido, Paulo Roberto Braga, apresentando o cadáver deste em uma agência bancária. Erika foi detida em flagrante pelos crimes de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver.
A FEMA reforça seu compromisso com a formação integral dos estudantes, buscando sempre promover atividades que conectem teoria e prática, preparando-os para os desafios do mundo jurídico e incentivando a reflexão sobre questões relevantes da sociedade contemporânea.
Posts relacionados
Estudantes de Direito da FEMA participam de palestra sobre concursos públicos
No dia 9 de outubro de 2024, os estudantes do curso de Direito da Fundação Educacional do ...
Leia maisFEMA celebra conquista de nove egressos na entrega de carteiras da OAB
No dia 3 de outubro de 2024, em um evento emocionante realizado pela 27ª Subseção da Ordem dos ...
Leia mais