Notícias FEMA

Estudante de Publicidade publica artigo em revista científica

Trabalho analisa estratégias do Ministério da Saúde no combate à desinformação nas mídias digitais

A estudante do quarto ano do curso de Publicidade e Propaganda da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Julia Faria Misael Vieira, publicou, em parceria com a professora Dra. Ana Luisa Antunes Dias, o artigo intitulado “Ministério da Saúde e Educação Midiática: Uma Análise das Estratégias de Comunicação do Programa Saúde com Ciência”, na Revista Contemporânea.

 

O estudo discute a relação entre comunicação social e saúde pública, com foco no papel estratégico da comunicação na promoção de informações confiáveis. A análise tem como objeto o programa “Saúde com Ciência”, lançado pelo Ministério da Saúde em 2023, que busca promover a vacinação e combater a desinformação sobre temas de saúde, especialmente fake news relacionadas a vacinas e doenças.

 

A pesquisa destaca o uso das mídias digitais pelo Ministério da Saúde como ferramenta de enfrentamento à desinformação, a partir de cinco pilares do programa: cooperação, comunicação estratégica, capacitação, análise e responsabilização. A análise do portal do “Saúde com Ciência” aponta que a iniciativa tem sido eficaz ao desmentir boatos e mitos, principalmente sobre vacinas, com base em evidências científicas e fontes confiáveis, além de reforçar a importância da educomunicação e da mídia digital na disseminação de informações corretas.

 

Para Julia, a publicação representa um marco em sua trajetória acadêmica. “Logo que vi a publicação, foi um sentimento muito forte de realização. Lembrei de todo o caminho até ali, desde o primeiro artigo, o medo de não conseguir, cada etapa do processo, e pensei que, com vontade e apoio da minha orientadora, Ana, realmente tudo valeu a pena”, comenta.

 

A estudante também destaca o impacto da experiência na sua formação profissional. “Publicar ainda na graduação me fez enxergar que a publicidade não se resume só a vender ou promover marcas, mas também pode provocar reflexão e gerar impacto social. Isso fortaleceu minha confiança e ampliou minha visão sobre o papel que quero exercer como profissional, mais crítica, ética e comprometida com o verdadeiro impacto da comunicação”, afirma.

 

Segundo Julia, o artigo é uma continuidade de uma pesquisa anterior desenvolvida pela dupla, que analisou a presença do Ministério da Saúde no Twitter. “Percebemos que a desinformação na área da saúde ainda é muito presente nas redes sociais e isso pode afetar diretamente a vida das pessoas. Entendi que a publicidade e a comunicação têm um papel importante tanto na propagação quanto no combate a esse problema”, explica.

 

A professora orientadora do trabalho, Dra. Ana Luisa Antunes Dias, ressalta a relevância da pesquisa científica na formação dos estudantes. “Sinto que cumpri, com excelência, meu papel de educadora quando uma jovem publicitária como a Júlia se dedica e tem sua visão sobre a comunicação social amplificada pela pesquisa científica”, destaca.

 

A expectativa, segundo Julia, é que o trabalho contribua para uma reflexão mais ampla sobre o uso responsável da comunicação. “Espero que quem leia consiga entender como a comunicação pode ser usada de forma estratégica e responsável. Boas estratégias fazem diferença, e a publicidade pode contribuir muito além da lógica de vender, ajudando a informar e educar a sociedade”, conclui.

 

O artigo está disponível para leitura clicando aqui.

 

Estudantes de Arquitetura realizam 1ª Mostra de Projetos de Habitação

Os estudantes do terceiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor de Direito da FEMA lança livro sobre proteção ao consumidor

O professor do curso de Direito da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Dr. ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos