Notícias FEMA

Estudante de Enfermagem da FEMA apresenta trabalhos em congresso internacional

Uma das pesquisas, apresentada de forma oral, aborda a percepção dos profissionais de saúde sobre depressão e suicídio durante a pandemia

O estudante do 2º ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Lincom Gustavo Guollo Pezotti, participou do I Congresso Paulista de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica. Durante o evento, ele apresentou quatro pesquisas no IV Simpósio Internacional de Enfermagem em Adições, realizado no dia 20 de março de 2025.

 

Um dos trabalhos foi apresentado de forma oral. Com o tema “A perspectiva dos profissionais da saúde sobre depressão e suicídio durante a COVID-19 no município de Assis”, a pesquisa teve como objetivo identificar o aumento de casos dessas condições psicológicas no período da pandemia. O estudo buscou compreender como os profissionais de saúde lidaram com esses desafios e quais foram os impactos da crise sanitária na saúde mental da população.

 

Outras três pesquisas foram apresentadas em formato de banner: “A construção de um cenário simulado de estudante de enfermagem sobre os processos de enfermagem”, “A construção de uma cenários para cuidados com pessoas em comportamento suicidas” e “A construção de um cenário para estudantes de enfermagem sobra contenção mecânica”

 

A quarta edição do Simpósio Internacional de Enfermagem em Adições reuniu estudantes, pesquisadores, profissionais, usuários e familiares para discutir temáticas relacionadas à enfermagem psiquiátrica, saúde mental e dependência química. O evento teve duração de três dias e proporcionou um espaço de troca de experiências e aprendizado.

 

Para Lincom, a oportunidade de apresentar esses trabalhos em um evento internacional foi um marco significativo em sua trajetória acadêmica. “Acredito que minha pesquisa contribui para ampliar a perspectiva sobre questões emocionais e como a sociedade reagiu à pandemia. Além disso, trouxe uma visão dos profissionais de saúde sobre esse período desafiador”, comentou.

 

Ele também destacou a importância da discussão sobre saúde mental e a necessidade de maior conhecimento sobre a Rede de Atenção Psicossocial e as equipes multiprofissionais. “Dar continuidade a esse trabalho ou desenvolver novas pesquisas será uma meta a partir de agora”, afirmou.

 

Sobre sua experiência no congresso, Lincom ressaltou o impacto acadêmico e profissional da participação. “Foi algo novo e muito significativo para minha formação, especialmente por ser um simpósio sobre saúde mental. O evento proporcionou aprendizado e possibilitou a criação de novos vínculos acadêmicos com outras universidades e profissionais da área”, disse.

 

Ele ainda incentivou outros estudantes a se engajarem em projetos acadêmicos e eventos da área da saúde. “A saúde tem seus desafios, mas não devemos nos acomodar. É essencial levar nosso conhecimento adiante por meio de pesquisas e trabalhos em eventos de pequena e grande magnitude. Isso nos engrandece tanto na vida acadêmica quanto futuramente como profissionais”, concluiu.




Curso de Enfermagem da FEMA promove Pré-Fórum no dia 4 de agosto

O curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realiza, no dia 4 de ...

Leia mais

Enfermagem desenvolve ação de autocuidado infantil na Casa da Criança

No dia 27 de junho de 2025, estudantes do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos