Notícias FEMA

Estudante colombiana faz estágio na FEMA

Estudante intercambiária passou mais de dois meses na FEMA e acompanhou as aulas e os eventos de Administração, graduação que ela cursa na Colômbia, seu país de origem. Ela também conheceu a rotina do Núcleo de Práticas Gerenciais

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) recebeu, de 27 de setembro a 5 de dezembro de 2018, Eliana Carvajal Soto, intercambiária da Colômbia, para acompanhar a rotina brasileira e da instituição. Estudante do último semestre de Administração de empresas na Universidad Pedagogica de Colombia (UPTC), Eliana tem 21 anos e mora em Duitama, distante 193 quilômetros da capital Bogotá, e aqui no Brasil acompanhou as aulas do curso de Administração, que é coordenado pelo professor mestre João Carlos da Silva, quem inclusive achou a estada dela impecável: “ela aprendeu bastante coisa de empreendedorismo, que é o nosso forte, e levará este conhecimento para seu país”.

Eliana atuou também no Núcleo de Práticas Gerenciais e foi supervisionada pela professora Daniele Camargo, onde participou de vários eventos, como a Feira das Nações, a Expo Inovação, o FEMA Cidadania e o Projeto Venha nos Conhecer. “O estágio foi muito válido, pois além de conhecer melhor a cultura deste povo tão alegre e acolhedor, que é o brasileiro, ainda tive a chance de conhecer as ferramentas de empreendedorismo, de planejamento, de economia, os passos para montar e gerenciar uma empresa. Foi muito produtivo e levo para meu país muito conhecimento, que será aplicado de forma prática”, comemora a estudante, que foi embora no dia 5 deste mês.

Além de ter contato com um mundo totalmente diferente de seu país, especialmente na gastronomia e no ensino da Administração, a estudante também conheceu ferramentas de empreendedorismo e atuou com a prática com eventos ligados à Administração. Para enriquecer ainda mais seu estágio aqui, que vale como condição obrigatória para Eliana colar grau em sua instituição universitária de origem, ela conheceu de perto o trabalho do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o do Sindicato do Comércio Varejista de Assis (SINCOVAMA). Ela salientou a importância da parceria com SEBRAE e SINCOVAMA, já que na Colômbia não existem órgãos e programas que valorizem e fomentem o pequeno empresário, como essas duas instituições fazem aqui no Brasil.

A estudante veio para Assis, graças a uma parceria entre a FEMA e o programa The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE – Associação Internacional para Intercâmbio de Estudantes para Experiência Técnica). A professora Daniele disse que foi um prazer receber uma estudante tão focada e amável. Eliana viajou por algumas cidades da região de Assis, mas a grande viagem mesmo foi para o Rio de Janeiro, cidade brasileira que é conhecida como destino turístico na Colômbia.

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do ...

Leia mais

Professor apresenta artigo na Espanha

No dia 23 de outubro de 2023, o Me. Fabio Eder Cardoso, professor dos cursos de Análise e ...

Leia mais
Receba Informações

Sobre os nossos cursos